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Lojas estão usando manequins inteligentes, tais como esses da Universal Display, para atrair clientes | Chang W. Lee/The New York Times
Lojas estão usando manequins inteligentes, tais como esses da Universal Display, para atrair clientes| Foto: Chang W. Lee/The New York Times

Os manequins querem te dizer uma coisa.

Sim, eles se parecem com todos os outros: corpos ajustáveis com rostos inexpressivos. Mas esses podem atrair você enviando mensagens para seu celular e exibindo imagens de roupas. Eles são um dos esforços mais recentes da indústria do varejo para tirar os clientes da internet e trazê-los para as lojas.

"Decidimos que tínhamos que dar um jeito de trazer o bom e velho manequim para o século 21", disse Jonathan Berlin, da Universal Display, empresa americana que começou a vender manequins com implantes eletrônicos na cintura.

A empresa italiana Almax criou até um modelo com câmeras nos olhos para controlar melhor os clientes e o que eles estão olhando.

Há cerca de um ano, Berlin e seu parceiro, Adrian Coe, pensavam em equipar seus produtos com sinalizadores eletrônicos, pequenos transmissores que podem se comunicar com celulares.

Berlim e Coe criaram uma empresa separada, a Iconeme, apenas para os sinalizadores que interagem com os usuários através do aplicativo da empresa. Os consumidores podem ver o que o manequim de uma loja está vestindo, quem desenhou as roupas e quanto custam. Podem até comprar o artigo pelo aplicativo.

Pode parecer que a Iconeme quer acabar com a graça de fazer compras, mas Berlin disse que as pessoas querem poupar tempo, adoram usar seus smartphones e às vezes precisam de uma ajuda extra para escolher uma roupa.

"Algumas pessoas não têm a confiança para coordenar peças", ele disse.

Os manequins da Universal podem enviar um sinal para as pessoas a até 30 metros de distância. "Uma vez que o consumidor entra na loja, metade da batalha está ganha", disse Berlin.

O primeiro manequim com transmissor da Iconeme começou a ser usado na Grã-Bretanha em agosto. Desde então, cerca de 3.500 pessoas já baixaram o aplicativo da empresa, de acordo com Berlin. A tecnologia já se tornou popular na Regent Street, rua de lojas sofisticadas em Londres, onde os lojistas usam sinalizadores para enviar promoções e propagandas aos consumidores.

A Universal vende cerca de 35 mil manequins por ano, disse Berlin, e o volume de negócios aumentou 42 por cento este ano.

Alguns comerciantes buscam projetos provocantes para atrair os consumidores com poses, corpos e rostos inesperados.

A Silvestri California, fabricante de manequins personalizados, vende manequins com cabeleiras selvagens e outros detalhes inspirados no expressionismo alemão.

"Nossa pegada é provavelmente a mesma, mas mais pessoas prestam atenção", disse Thomas Reistetter, presidente da Silvestri.

Costureiros usavam manequins no início do século 20 para ajudar a costurar e consertar roupas. Eles evoluíram para as formas mais naturais, mudando de estilo conforme a variação da moda.

"Por que todos os manequins são iguais? Você pode andar pela Quinta Avenida, e perceber que as lojas se esqueceram que, para sobreviver como uma loja física, é preciso ser diferente", disse Reistetter.

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