• Carregando...
As tatuagens de Vinnie Myers criam a ilusão de mamilos | kassie bracken/The New York Times
As tatuagens de Vinnie Myers criam a ilusão de mamilos| Foto: kassie bracken/The New York Times

Um estúdio de tatuagem aqui se tornou uma Meca para uma multidão distinta: mulheres com câncer de mama.

Mulheres que passaram por tratamento do câncer de mama se dirigem ao estúdio de tatuagem Little Vinnie em busca de uma coisa – uma tatuagem tridimensional realista do mamilo feita pelo proprietário, Vinnie Myers.

"Ninguém realmente fala sobre a região da aréola e do mamilo, mas é tão importante", declara Kimberly Winters, de 44 anos, de Wooster, em Ohio, que passou por uma mastectomia e fez a reconstrução do seio esquerdo dois anos atrás. Esse ano, ela buscou a ajuda de Myers.

A notícia de sua habilidade se espalhou entre as mulheres que passaram pela cirurgia de câncer de mama. Mais de 5.000 mulheres – inclusive quem vos escreve – já vieram de lugares tão longe quanto a Índia para que suas mamas reconstruídas sejam tatuadas por Myers, que cobra de 600 a 800 dólares.

Após a paciente passar por uma mastectomia, o novo seio é uma tela em branco. Embora a operação possa recriar o tamanho e a forma do seio natural utilizando tecidos do próprio corpo, ou implantes, a pele mais escura e sensível do mamilo e da aréola normalmente é removida completamente.

Enxertos de pele podem recriar a aparência do mamilo original, mas o procedimento não é popular porque "a maioria das pacientes não quer fazer outra cirurgia ou ter outra cicatriz", informa o Dr. Leo Keegan, professor assistente de clínica de cirurgia da Escola de medicina Icahn do Hospital Monte Sinai em Nova York.

Em vez disso, muitos médicos e pacientes escolhem uma representação tatuada de um mamilo, quase sempre feita por um cirurgião com apenas algumas horas de treinamento como tatuador. O resultado é normalmente uma leve aparência do original – um círculo simples pintado na ponta do seio.

Myers originalmente se especializou em tatuagens coloridas exclusivas. Mas numa festa em 2001, ele puxou conversa com uma mulher que trabalhava com um cirurgião plástico.

"Ela me contou que estavam tendo dificuldades para tatuar pacientes com câncer de mama e me perguntou se eu poderia ajudar a corrigir algumas delas", Myers disse. Após fazer alguns trabalhos, ele rapidamente identificou a necessidade de envolvimento nas reconstruções da mama por parte dos tatuadores treinados.

Conforme Myers foi aprimorando sua técnica e o seu negócio cresceu, ele teve pouco tempo para outras tatuagens. Em 2010, decidiu parar de fazer tatuagens de mamilos, mas no dia em que iria parar de aceitar tais compromissos, ele recorda, sua irmã ligou para dizer que estava com câncer de mama. Ele entendeu isso como um sinal.

Agora, está ainda mais ocupado do que nunca, com uma lista de espera de quatro a seis meses. Ele recrutou sua filha Anna, de 19 anos, para ajudar. Quando ela se formar na faculdade com um diploma em arte em 2017, planeja aprender a tatuagem de mamilos com o pai.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]