• Carregando...
Quando um grupo comprou o Old White Bear, 2 mil pessoas  tentaram salvá-lo. Ele fechou | Adam Ferguson para The New York Times
Quando um grupo comprou o Old White Bear, 2 mil pessoas tentaram salvá-lo. Ele fechou| Foto: Adam Ferguson para The New York Times

Um a um, os pubs estão desaparecendo de Hampstead, vilinha de ruas de pedra e casas em estilo georgiano que se tornou um dos bairros mais badalados da cidade. O Nags Head virou imobiliária; o King of Bohemia, loja de roupas. O Hare & Hounds foi substituído por um prédio de apartamentos.

As mudanças na economia e no gosto do público são responsáveis pelo fechamento de um em cada cinco pubs durante os últimos vinte anos no Reino Unido. Desde a crise financeira de 2008 já foram sete mil, fazendo com que algumas comunidades menores tenham que enfrentar algo impensável: a vida sem os "locais", como os pubs são chamados.

Uma nova lei agora permite que o público entre com um pedido para que determinado pub seja designado como "patrimônio de valor comunitário", status que fornece um grau de proteção contra as demolições e ajuda as próprias associações de bairro a comprar os estabelecimentos em vez de vê-los serem adquiridos por grandes construtoras.

"Prefiro encarar o pub como uma instituição relativamente única, muito tradicional", diz Brandon Lewis, membro conservador do Parlamento que também é do Ministério dos Pubs Comunitários, pasta que trabalha para destacar a importância que o estabelecimento tem na vida britânica.

Apesar disso, o pub tradicional está sofrendo uma pressão inédita, mesmo depois de o Ministro das Finanças, George Osborne, ter reduzido o imposto sobre a cerveja. A lei antifumo afastou os fumantes; as promoções que oferecem cerveja barata no supermercado também acabam prejudicando o negócio. Para piorar, os britânicos estão bebendo 23 por cento menos cerveja hoje do que há dez anos.

O problema também é consequência da desregularização promovida com fervor por Margaret Thatcher. Nos anos 80, seu governo conservador acabou com o pseudomonopólio que as cervejarias tinham sobre os pubs — só que elas foram substituídas por grandes companhias que, desde então, já compraram praticamente metade das casas desse tipo no país. Geralmente essas "pubcos" são donas do terreno, determinam o que cada pub pode vender e cobram aluguéis altos. Algumas acumularam propriedades fazendo dívidas e agora estão vendendo a quem pagar mais para tirar vantagem da especulação imobiliária.

Um campo de batalha típico aqui em Hampstead é o Old White Bear. Localizado em um belo prédio de tijolos vermelhos, ele ocupa o mesmo lugar na Well Road há 300 anos. Dizem que Peter O’Toole, quando jovem, às vezes tinha que sair carregado dali.Acontece que foi adquirido por uma construtora, o que levou duas mil pessoas a participarem de um abaixo-assinado para salvá-lo. O Bear foi declarado patrimônio de valor comunitário e, desde então, a Prefeitura se recusa a liberar a permissão que o transformará em uma casa de seis quartos. Apesar disso, está fechado desde o dia dois de fevereiro. Com a empresa disposta a brigar, o futuro é incerto —, e embora o bairro conte com outros pubs, o Old White Bear se tornou o centro da comunidade, lamenta Guy Wingate, cliente há longa data."Se arrancarem o coração da comunidade, vamos vagar pelas ruas feito zumbis ou vamos ficar em casa", conta ele.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]