• Carregando...
Atentado em junho havia sido atribuído a uma facção do Boko Haram: país vive onda de ataques e sequestros, em grande parte contra cristãos
Atentado em junho havia sido atribuído a uma facção do Boko Haram: país vive onda de ataques e sequestros, em grande parte contra cristãos| Foto: EFE/EPA/STRINGER

As autoridades da Nigéria confirmaram nesta terça-feira (9) que detiveram cinco suspeitos de atacar uma igreja católica no estado de Ondo, no sudeste do país, no último mês de junho, em uma ação atribuída ao Estado Islâmico na Província da África Ocidental (ISWAP) que causou a morte de 40 pessoas.

O general Lucky Irabor, chefe do Estado-Maior do Exército, declarou em entrevista coletiva em Abuja que os supostos assassinos foram presos em batidas recentes em várias partes do país, sem especificar o número de detidos, e indicou que seriam levados à Justiça uma vez que seja finalizada a investigação.

Irabor deu o nome de um dos supostos mentores do ataque, Abdul Malik Omeiza, também conhecido como Ibn Malik, que também teria sido um dos autores do ataque em junho contra uma delegacia de polícia no estado de Kogi, no centro-norte do país, durante o qual um policial foi morto e armas foram roubadas.

Por sua vez, o governador do estado de Ondo, Rotimi Akeredolu, declarou que cinco supostos participantes do atentado na Igreja Católica de Saint Francis, na cidade de Owo, já foram presos.

“Agora que os militares anunciaram, posso dizer que já prenderam cinco deles. Eles ainda estão no rastro dos demais”, disse o governador a repórteres. Akeredolu disse que a pessoa que os alojou em sua casa em Owo também foi presa.

“Não poupamos esforços. Fico feliz que o chefe do Estado-Maior da Defesa tenha feito o anúncio. Já sabemos disso há muito tempo, mas precisávamos não divulgar porque ainda há mais tarefas em andamento”, acrescentou.

No último dia 5 de junho, homens armados disfarçados de membros da congregação dispararam tiros e usaram explosivos no ataque contra a igreja de Saint Francis, segundo a polícia.

Dias depois, o governo nigeriano atribuiu o ataque ao ISWAP, uma facção do grupo jihadista Boko Haram.

Além disso, em 19 de junho, homens armados mataram pelo menos três pessoas e sequestraram dezenas de paroquianos em uma igreja batista e católica na cidade de Rubu, no norte da Nigéria.

A Nigéria sofre com um enorme clima de insegurança com ataques incessantes de bandidos e sequestros em massa no centro e no noroeste do país, em grande parte dos casos contra cristãos.

No nordeste, sofre com a ameaça jihadista desde 2009 do Boko Haram e, desde 2015, de sua facção ISWAP.

Ambos os grupos mataram mais de 35 mil pessoas e causaram cerca de 2,7 milhões de deslocamentos internos, principalmente na Nigéria, mas também em países vizinhos como Camarões, Chade e Níger, segundo dados dos governos e da ONU.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]