• Carregando...
Latinos enfrentam as duras condições climáticas para trabalhar em solo canadense | Gloria Nieto/Efe
Latinos enfrentam as duras condições climáticas para trabalhar em solo canadense| Foto: Gloria Nieto/Efe

- 40ºC é a temperatura padrão deste inverno no Canadá. Dezenas de milhares de latino-americanos são empregados na construção civil, e se submetem a duras condições de trabalho.

Apesar de temperaturas de até 40 graus Celsius abaixo de zero, centenas de imigrantes latino-americanos trabalham neste inverno no Canadá em ocupações que os obrigam a enfrentar diariamente o duro clima desta época do ano no país. A cada ano, graças ao programa de trabalhadores temporários estrangeiros do Canadá, dezenas de milhares de latino-americanos são empregados no país para realizar trabalhos pesados, perigosos ou degradantes para muitos canadenses.

A construção civil é um dos setores que mais recebe trabalhadores temporários estrangeiros, graças ao forte crescimento nos últimos anos da construção de imóveis. As condições de trabalho, no entanto, são duras, especialmente quando as temperaturas chegam a 30ºC e até a 40ºC abaixo de zero, como aconteceu nos últimos dias em Toronto, a maior cidade canadense e um dos pontos onde mais imóveis estão sendo construídos em todo o país.

"É muito duro. É horrível, na verdade, quando você não está acostumado a trabalhar em condições climáticas tão adversas. O mais difícil é começar, porque está tudo frio. Os pés são o mais difícil. E as mãos. E o rosto, que começa a congelar", disse Luis Arturo Gómez, mexicano que está trabalhando na construção civil.

Com temperaturas entre 30 e 40 graus negativos, a pele que está exposta congela em minutos. Se não for tratada rapidamente, às vezes é preciso amputar as partes do corpo mais afetadas, normalmente as extremidades, como ponta dos dedos, da orelha e até do nariz.

Sergio Gómez, nascido em Guadalajara, há cinco anos vive no Canadá e também se queixa das condições de trabalho no país. No inverno, a temperatura pode chegar a até 40ºC abaixo de zero, mas no verão pode chegar até os 40ºC positivos, ou seja, uma diferença de 80 graus. "A gente se acostuma a tudo, embora a princípio pareça impossível", comentou, em meio aos 40 graus negativos, temperatura mais baixa que a da superfície de Marte.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]