Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
violência

No local do crime, norueguês diz que massacre foi "necessário"

Anders Breivik, 32 anos, confessou ter deixado uma bomba no centro de Oslo, que causou oito mortes, e em seguida feito os disparos num acampamento juvenil do Partido Trabalhista na ilha de Utoeya, onde matou 69 pessoas

O norueguês Anders Behring Reivik compreende o fato de ser visto como um "demônio", mas alega que a chacina cometida por ele era "necessária", disse seu advogado na segunda-feira.

Breivik, 32 anos, já confessou ter deixado uma bomba no centro de Oslo, que causou oito mortes, e em seguida feito os disparos num acampamento juvenil do Partido Trabalhista na ilha de Utoeya, onde matou 69 pessoas, em 22 de julho.

No sábado, a polícia o levou à ilha para reconstituir o massacre. Seu advogado, Geir Lippestad, disse ao jornal Dagbladet que seu cliente compreende a reação negativa ao seu gesto, mas que, no trajeto até a ilha no fim de semana, ele repetiu: "Foi necessário, foi necessário."

De acordo com Lippestad, Reivik quase desistiu de cometer o massacre na ilha. "Ele disse que quando apanhou o barco pensou: 'Eu desisto, não vou fazer isso'. Mas então ele pensou que isso era necessário para mudar a Europa e a Noruega, como ele diz, e foi adiante."

Breivik diz realizar uma "cruzada" para livrar a Europa do islamismo e do "marxismo cultural". Num documento que deixou na Internet, Breivik ataca o Partido Trabalhista (governo) por apoiar a imigração muçulmana e o multiculturalismo.

A polícia disse que, durante a reconstituição, Breivik não demonstrou arrependimento por seus atos.

Na sexta-feira, um tribunal analisará as condições da prisão preventiva do acusado. A polícia quer que a audiência seja a portas fechadas, mas não está claro se Breivik irá comparecer.

A Justiça informou que a polícia irá solicitar a prorrogação do mandado de prisão que permite manter Breivik isolado. O prazo original, de quatro semanas, expira na próxima segunda-feira.

A polícia diz que o isolamento de Breivik é útil para as investigações. As autoridades também temem que, sem o isolamento, haja distúrbios na prisão e a integridade física de Breivik fique ameaçada.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.