• Carregando...

Os americanos Andrew Fire e Craig Mello são os ganhadores do Prêmio Nobel da Medicina de 2006 por seu trabalho em genética, informou o Instituto Karolinska, em Estocolmo. A dupla é responsável por uma descoberta que permite "desligar" genes específicos e assim determinar sua função.

Eles serão premiados pelos resultados de pesquisas anunciados em 1998. Mello e Fire descobriram "um mecanismo fundamental para controlar o fluxo da informação genética", descreveu o Instituto Karolinska. Na prática, a abordagem deles na descrição da função dos genes é considerada fundamental hoje - e no futuro - para o tratamento de doenças virais, cardiovasculares e o câncer.

Fire e Mello descobriram o que se denominou "interferência do ARN" (ácido ribonucleico). Esse mecanismo é capaz de silenciar genes, efetivamente desligando-os. Ao desligar um gene particular, a abordagem possibilita determinar seu papel.

Andrew Fire trabalha na Escola de Medicina da Universidade de Stanford. Craig Mello é da Escola Médica da Universidade de Massachusetts. Eles vão dividir o prêmio equivalente a US$ 1,37 milhão.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]