• Carregando...

Três homens foram presos nesta quinta-feira na Noruega e na Alemanha por suspeita de tramarem atentados e de terem ligação com a rede Al-Qaeda, e outras pessoas estão sob investigação nos Estados Unidos e na Grã-Bretanha, segundo a polícia norueguesa.

Dois dos homens foram presos na região de Oslo, e a imprensa norueguesa disse que o terceiro é um residente na Noruega detido durante uma visita à cidade alemã de Duisburg.

"Acreditamos que este grupo teve contatos com pessoas do exterior que podem ser ligadas à Al-Qaeda e às pessoas que estão envolvidas em investigações em outros países, entre eles os Estados Unidos e a Grã-Bretanha", disse Janne Kristiansen, chefe do Serviço de Segurança Policial.

Em Washington, uma fonte oficial norte-americana disse, sob anonimato, que o governo acredita que um agente da Al-Qaeda, Saleh al Somali, havia se envolvido nesse planejamento antes de ser morto em um bombardeio na Ásia no fim de 2009.

Kristiansen não deu detalhes sobre o complô, nem mesmo qual país seria o alvo. A Noruega, que tem tropas no Afeganistão sob comando da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), nunca sofreu um atentado da Al-Qaeda em seu território.

Um dos detidos é um cidadão norueguês de 39 anos de origem uigur, etnia islâmica que habita o oeste da China. Os outros são um cidadão iraquiano de 37 anos e um uzbeque de 31 anos, ambos residentes permanentes na Noruega.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]