i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Eleições dos EUA

Nos EUA, Trump e Sanders buscam vitória em primárias de New Hampshire

Candidatos são favoritos na votação que ocorre nesta terça

    • Estadão Conteúdo
    • 09/02/2016 10:15
     | JOE RAEDLE/AFP
    | Foto: JOE RAEDLE/AFP

    Os pré-candidatos Donald Trump, do Partido Republicano, e Bernie Sanders, do Partido Democrata, esperam sair das primárias desta terça-feira (9) em New Hampshire com suas primeiras vitórias na campanha para buscar a candidatura às eleições presidenciais deste ano nos Estados Unidos. Ambos precisam triunfar para dar credibilidade a suas inesperadas campanhas.

    Trump aparece à frente nas pesquisas das primárias na nevada New Hampshire. A pouco eloquente aparição do senador pela Flórida Marco Rubio no último debate colocou em perigo as chances dele ganhar distância ante um trio de governadores e se estabelecer como principal rival de Trump e do senador Ted Cruz (Texas).

    Na disputa pela candidatura democrata, Sanders há semanas aparece à frente da ex-secretária de Estado Hillary Clinton no Estado. Ele precisa vencer para continuar competitivo ante Hillary quando a campanha chegar a estados mais diversos e vistos como mais favoráveis à ex-primeira-dama.

    “Temos uma campanha muito radical porque dizemos ao povo norte-americano a verdade e isso é algo que não se costuma fazer na esfera política”, disse Sanders na segunda-feira, ao pedir apoio. Em Iowa, Sanders perdeu de Hillary por pequena margem.

    O entusiasmado apoio a Trump, um magnata que nunca exerceu um cargo político, e a Sanders, um democrata que se descreve como socialista, mostra o descontentamento com o atual sistema político. Ainda que nenhum dos dois consiga se converter em candidato do seu partido, os que obtenham a indicação terão de reconhecer a frustração de parte dos eleitores.

    Após ficar atrás de Cruz em Iowa, Trump passou a semana passada questionando o resultado e também em atividades mais tradicionais de campanha. Na corrida republicana ainda há um grande número de candidatos tradicionais, como Rubio, o ex-governador da Flórida Jeb Bush, o governador de Ohio, John Kasich, e o governador de Nova Jersey, Chris Christie. Todos esperam um bom resultado hoje, para fazer com que eleitores e doadores considerem suas candidaturas.

    Rubio parecia ter ganhado vantagem após um resultado melhor que o esperado em Iowa, mas no sábado teve desempenho fraco em um debate, ante uma intensa pressão de Christie. O governador de Nova Jersey acusou incansavelmente o jovem senador de não ter experiência e de depender muito de argumentos memorizados para se converter em presidente.

    Já Hillary, apesar da perspectiva de derrota em New Hampshire, fez uma campanha agressiva no Estado. A campanha dela, porém, se preocupa com o apoio dos jovens, que em geral tem se concentrado em Sanders. Alguns partidários também temem que ela não tenha êxito suficiente entre as mulheres, uma preocupação que ficou patente após mulheres conhecidas que a apoiam fazerem declarações polêmicas que pareciam menosprezar as mulheres que apoiam seu rival.

    Deixe sua opinião
    Use este espaço apenas para a comunicação de erros
    Máximo de 700 caracteres [0]
    • Tudo sobre:

    Receba Nossas Notícias

    Receba nossas newsletters

    Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

    Receba nossas notícias no celular

    WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

    Comentários [ 0 ]

    O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.