• Carregando...

Nova Orleans – O Superdome, estádio que foi palco de cenas de horror nos dias que se seguiram à passagem do furacão Katrina por Nova Orleans, voltou à vida na segunda-feira, quando o New Orleans Saints entrou em campo para aquilo que foi bem mais que um simples jogo de futebol americano.

"A gente pensa nas pessoas que morreram aqui, mas acho que isso representa verdadeiramente o espírito do povo de Nova Orleans", disse a torcedora Sue Nelson, que viajou desde Luling para assistir à partida. "Isso traz dólares para a cidade e é assim que temos que começar a reerguê-la".

Oito horas antes do início da partida entre o Saints e o Atlanta Falcons, pela NFL, os torcedores já faziam churrasco e tomavam cerveja do lado de fora do Superdome.

Depois de uma reforma multimilionária que incluiu uma nova cobertura, nova grama artificial, novas lanchonetes e placares animados, o ginásio parecia novo em folha.

A cerimônia que antecedeu o jogo contou com shows do U2 e do Green Day. Na hora em que o jogo começou, os 68 mil espectadores que lotavam o estádio já estavam animadíssimos, no clima mais festivo desde que o Katrina inundou 80% da cidade, em agosto de 2005.

A enchente obrigou os moradores a fugir só com a roupa do corpo, e matou 1.400 pessoas. Menos de metade dos 450 mil habitantes da cidade voltaram para casa depois da tragédia.

A multidão de torcedores era bem diferente das 30 mil pessoas que se refugiaram no Superdome porque não conseguiram deixar a cidade a tempo. O local, que teve vazamentos e péssimas condições de higiene, tornou-se o símbolo da demora no socorro das vítimas, principalmente as mais pobres.

"É um grande dia para o Saints e para a cidade", disse Chris Gordy, estudante da Universidade Estadual da Louisiana. O Saints correspondeu ao clima de festa, vencendo por 23 a 3, e está invicto no campeonato, com três vitórias.

A reforma total do Superdome vai custar cerca de 185 milhões de dólares, e provavelmente levará mais um ano para ser concluída. "O Superdome é um símbolo de esperança e progresso", disse a governadora da Louisiana, Kathleen Blanco, na segunda-feira.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]