• Carregando...

Uma sepultura recém-descoberta contendo cinco múmias foi formalmente aberta no Vale dos Reis nesta sexta-feira. Esta é a primeira descoberta do tipo desde que o túmulo do faraó Tutancâmon foi encontrado em 1922.

As múmias estavam em sarcófagos que datam da 18ª dinastia, e estavam cercadas por potes de comida que, segundo a crença dos egípcios antigos, seria usada na vida após a morte, disseram arqueólogos.

A 18ª dinastia governou o Egito de 1567 aC a 1320 aC, período em que o poder da civilização egípcia atingiu seu auge.

A sepultura foi descoberta por uma equipe americana da Universidade de Memphis.

- Desde que o túmulo do rei Tut foi encontrado em 1922, não houve qualquer grande descoberta no vale - disse o arqueólogo-chefe Zahi Hawass, do Egito. A entrevista foi concedida da sepultura, durante uma visita da mídia para marcar a abertura oficial.

As múmias, colocadas em uma câmara no fundo de um poço de cinco metros, podem ter sido de membros da realeza ou nobres transferidos de seus túmulos originais para protegê-los de ladrões de sepultura, disse.

- Esse é um esconderijo (das múmias), o que significa que os antigos egípcios, desde o fim do Novo Reinado, começaram a tirar as múmias de suas tumbas e escondê-las - disse Hawass. - Não sabemos realmente que tipo de pessoa está dentro (das tumbas), mas acredito que se trate (de membro) da realeza. Talvez sejam reis, rainhas ou nobres - acrescentou.

A sepultura não continha os tesouros encontrados no túmulo de Tutancâmon, que incluía itens como a máscara de ouro do jovem faraó egípcio.

A sepultura tinha sido coberta por cabanas de pedra de trabalhadores da última parte da 19ª dinastia, mais de 100 anos depois de ter sido selada. A equipe americana descobriu o topo de um dos poços da sepultura enquanto trabalhava nessas cabanas.

- Quando estávamos prontos para terminar aquele trabalho, demos de cara com essa sepultura - disse o arqueólogo americano Otto Schaden.

Assim que o trabalho de conservação e restauração estiver completo, as múmias e a cerâmica encontradas no local serão transferidas para o Museu Egípcio no Cairo, disse Hawass.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]