• Carregando...

O governador de Nova York, Andrew M. Cuomo, afirmou nesta segunda-feira (4) que pretende mudar a lei estadual para tentar descriminalizar o porte de pequenas quantidades de maconha, a fim de reduzir consideravelmente o número de pessoas que podem ser presas por porte de maconha em abordagens policiais.

De acordo com a iniciativa legislativa liderada por Cuomo, a posse em público de até 25 gramas de maconha será punida com uma multa de até 100 dólares, em vez de ser considerada uma contravenção. O prefeito Michael Bloomberg apoiou a decisão, que a caracterizou de "consistente", mas voltou a defender as ações da polícia de Nova York.

Cuomo, um democrata, anunciou seus planos para tentar mudar a legislação estadual durante uma entrevista coletiva no Capitólio. A proposta foi apresentada em meio à polêmica provocada pelas prisões crescentes, principalmente de latinos e negros, durante controles da polícia. Nos últimos anos, as prisões por posse de pequenas quantidades de maconha aumentaram de 2 mil, no início de 1990, para mais de 50 mil, a maioria delas em Nova York, segundo dados oficiais.

"A nova lei vai salvar milhares de nova-iorquinos de serem punidos desnecessariamente", disse Cuomo.

O comissário de polícia de NY, Raymond W. Kelly, participou da coletiva de imprensa como uma forma de demonstrar seu apoio à proposta de Cuomo. Ele descreveu a proposta do governador como uma "abordagem equilibrada".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]