Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Espanha

Novas evidências de vulcão submarino nas Ilhas Canárias preocupam autoridades

Evidências da erupção de um vulcão submarino perto das Ilhas Canárias, na Espanha, mostraram que o vulcão ativo está mais perto da costa do que o avaliado antes. Após avistar uma mancha no mar, autoridades enviaram um barco para fazer vistoria do local. A embarcação, que registrou corais queimados e um número grande de peixes mortos, concluiu que são dois os focos de erupção: o primeiro a 3,7 quilômetros da costa e 750 metros de profundidade; e o segundo, a 2,8 quilômetros e 500 metros sob o mar.

Oficialmente, não há perigo de atividade sísmica grave nas Ilhas Canárias. Apesar de ter um vulcão ativo, o arquipélago é classificado como uma região de baixa probabilidade de terremoto. Mas a crise em El Hierro, região mais afetada pelo vulcão, e o terremoto de 4,2 graus de magnitude deste ano levaram especialistas a temerem pelas construções da ilha em caso de uma eventual erupção.

Segundo especialistas, não se tratam de duas erupções diferentes, mas sim duas saídas diferentes de lava. O Instituto Geográfico Nacional, inclusive, não descartou a produção de novos focos eruptivos tanto em mar, quanto em terra. Mas, de acordo com a entidade, não há possibilidade de tsunami.

Nesta segunda-feira, autoridades locais decretam a retirada dos 600 habitantes da ilha Reserva, parte do arquipélago das Canárias. Em Valverde, capital da ilha, María José Blanco, diretora do Instituto Geográfica Nacional nas Canárias, admitiu pela primeira vez que os espanhóis estão diante de um fenômeno de evolução desconhecida.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.