• Carregando...
O general David Petraeus chegou um dia depois que sua nomeação foi confirmada pelo Senado norte-americano | REUTERS/Thierry Roge
O general David Petraeus chegou um dia depois que sua nomeação foi confirmada pelo Senado norte-americano| Foto: REUTERS/Thierry Roge

O principal comandante de campo dos Estados Unidos chegou ao Afeganistão nesta sexta-feira (2) para assumir o controle da instável guerra no país, prometendo enfrentar a insurgência Taliban de nove anos com uma estratégia que ele implementou com sucesso no Iraque.

O general David Petraeus chegou um dia depois que sua nomeação foi confirmada pelo Senado norte-americano e apenas horas depois de a Câmara dos Deputados aprovar 33 bilhões de dólares para financiar um aumento de tropas que ele espera irá mudar o rumo da guerra.

Uma emenda exigindo um cronograma para a retirada do Afeganistão não foi aprovada, mas obteve 162 votos -- a maior votação anti-guerra já conseguida na Câmara num projeto sobre o Afeganistão.

A nomeação de Petraeus pode ser a última tentativa de Washington encerrar um conflito cada vez mais dispendioso que está exaurindo os orçamentos do Ocidente, no momento em que os países estão saindo de uma das piores recessões mundiais da história.

Uma cerimônia formal de troca de comando será realizada nos próximos dias, informaram autoridades das forças militares nesta sexta-feira.

O aumento nas tropas vai elevar para 150 mil o número de soldados estrangeiros no Afeganistão, enquanto a nova estratégia é colocada em prática. A estratégia envolve o ataque ao Taliban em suas bases, ao mesmo tempo que depende do governo para melhorar simultaneamente a governança e o desenvolvimento.

O Taliban demonstrou nesta sexta-feira como é capaz de operar fora de suas bases tradicionais, lançando uma operação ousada contra uma empresa norte-americana que fornece apoio logístico à ajuda governamental dos EUA na cidade relativamente tranquila de Kunduz, no norte do país.

Um britânico, um alemão, um filipino e dois afegãos foram mortos nos ataque, segundo autoridades provinciais. Também morreram seis militantes que realizaram o atentado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]