• Carregando...
Nicolas Maduro
O ditador venezuelano, NIcolás Maduro.| Foto: EFE/ Miguel Gutiérrez

O fantasma da escassez despertou na Venezuela após o governo ter anunciado a volta do controle de preços sobre mais de 40 produtos de consumo em massa, uma política que no passado levou a uma escassez generalizada e que busca, como antes, combater a inflação e a especulação.

Confrontado com uma "alteração na dinâmica dos preços", o governo respondeu - através do seu órgão regulador no comércio - com uma publicação nas redes sociais em que estabeleceu a quantidade de farinha, açúcar, arroz e outros produtos que deve ser vendida. A mensagem gerou uma tempestade e, minutos depois, foi apagada.

Na sequência dessa ameaça, o deputado do partido governista Jesús Faría, presidente da Comissão Parlamentar de Economia e Finanças, confirmou que o governo adotou "um conjunto de decisões para estabelecer preços máximos de varejo para mais de 40 produtos", sem especificar quais seriam sujeitos a este controle ou quando a medida entrará em vigor.

Na opinião do economista Litsay Guerrero, pesquisador do Centro de Difusão do Conhecimento Econômico (Cedice), o governo está tentando melhorar a percepção da população sobre a sua gestão diante dos aumentos de preços, que em novembro atingiram 21,9%, de acordo com estimativas independentes.

Com o anúncio, a chamada revolução bolivariana busca enviar "o sinal de que quer tomar medidas para resolver esses problemas".

"A questão é que esta não é a forma de resolver, são problemas que não serão resolvidos controlando os preços novamente", disse o especialista à Agência EFE.

Monstro adormecido

Embora nos últimos anos tenham sido de "desaplicação" do controle de preços, este continua a existir, uma vez que "não houve revogação" dos regulamentos que dão efeito a esta política, incluindo a Lei dos Preços Acordados, criada em 2017, recordou Guerrero.

"O que temos é este monstro adormecido que - a qualquer momento - pode acordar. Até agora, parece estar se aproximando, embora não haja nada de concreto, e o que gera, é claro, é incerteza", analisou.

Esta inquietação está diretamente relacionada com a história do controle que o chavismo implementou a partir de 2003 e que foi apertado na última década, quando o governo decidiu o preço de vários produtos e serviços básicos, muitos dos quais deixaram de estar disponíveis para os consumidores.

Como resultado destas políticas, os alimentos, medicamentos e artigos de higiene pessoal mais básicos tornaram-se escassos nas lojas, com centenas de pessoas fazendo filas todos os dias na esperança de comprar alguma coisa.

Estes cenários ficaram comuns e se intensificaram com inspeções e detenções em massa de gestores de estabelecimentos comerciais, especialmente entre 2015 e 2018.

Alta dos preços

O retorno do controle surge em meio a uma escalada dos preços, associada ao aumento do valor do dólar, que nos primeiros 20 dias de dezembro aumentou 42%, o que tem um impacto direto nos produtos e serviços, a maioria calculada em moeda americana.

Só entre 9 e 16 de dezembro, o preço de um quilo de carne passou de 78 bolívares para 117 bolívares em uma loja em Caracas, o que representa um aumento de 50%.

A gerente da loja, Grecia Reinoso, disse à EFE que é inviável impor o mesmo preço para todas as lojas, que têm diferentes fornecedores e manuseiam diferentes quantidades de mercadorias - dependendo da dimensão do estabelecimento - o que faz com que os seus custos variem.

"O controle de preços pode gerar escassez. Haverá produtos que, pelo menos para nós, pequenas empresas, deixaremos de vender", acrescentou Reinoso, de 27 anos que, como todos os venezuelanos, ainda não sabe quando é que esta medida vai ser aplicada.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]