• Carregando...

O novo embaixador japonês na China expressou hoje seu compromisso com a melhoria das relações com Pequim após meses de tensão devido a uma disputa territorial no Mar da China Oriental.

"Minha missão número um é a de melhorar as relações entre Japão e China", declarou à televisão japonesa Masato Kitera, diplomata de carreira que assumirá o cargo em breve.

"Explicarei aos líderes chineses que devemos melhorar nossos vínculos econômicos mesmo que a nossa relação política esfrie, porque as atividades das empresas japonesas contribuem para a economia da China", acrescentou.

"É importante aumentar nossos intercâmbios em diversas áreas para acalmar o ressentimento que possa existir entre os dois países", explicou Kitera. Pequim e Tóquio reivindicam as ilhas Senkaku (Diaoyu para os chineses), um arquipélago desabitado do Mar da China Oriental a 200 quilômetros a nordeste da costa de Taiwan e 400 quilômetros a oeste da ilha japonesa de Okinawa.

A disputa se agravou em setembro, quando Tóquio nacionalizou parte destas ilhas. Em retaliação, consumidores chineses decidiram boicotar produtos japoneses -as exportações de automóveis japoneses para a China caíram 84,4% em outubro.

Anteontem, o futuro primeiro-ministro japonês Shinzo Abe prometeu fazer os esforços necessários para recuperar "uma relação mútua benéfica que respeite os interesses estratégicos comuns".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]