• Carregando...
O ônibus espacial Endeavour no Cabo Canaveral, Flórida | Stan Honda/AFP
O ônibus espacial Endeavour no Cabo Canaveral, Flórida| Foto: Stan Honda/AFP

Não é fácil perguntar às pessoas sobre suas vidas sexuais, e obter respostas sinceras pode ser mais difícil ainda. Um método bom é deixar um computador fazer as perguntas, enquanto os entrevistados escutam com fones de ouvido e digitam as respostas na tela – sem a intervenção ou a presença de outro ser humano.

No mês passado, os Centros para Prevenção e Controle de Doenças dos EUA publicaram um relatório que usou essa técnica com laptops para coletar dados sobre comportamento sexual, atração e identidade por idade, estado civil, educação e etnia. Anjani Chandra, a autora principal, disse que o processo foi desenvolvido para garantir o anonimato completo dos entrevistados. Os pesquisadores tiveram uma taxa de resposta de 75%, bastante alta para uma pesquisa domiciliar, quando entrevistaram mais de 13 mil pessoas com idades variando entre 15 e 44 anos, entre 2006 e 2008.

Segundo a pesquisa, 29% das mulheres e 27% dos homens não tinham tido contato sexual com o sexo oposto – um aumento grande sobre 2002, quando 23% dos adultos jovens nunca haviam feito sexo. Entre homens e mulheres com mais de 25 anos, 99% tinham tido relação vaginal. Já 90% dos homens e 89% das mulheres fizeram sexo oral heterossexual.

Na faixa etária entre 40 e 44 anos, somente 1% dos homens e um número menor ainda de mulheres nunca tiveram relações com o sexo oposto.

* * *

Voo do Endeavour é adiado por falha técnica

Uma falha nos aquecedores do ônibus espacial Endeavour fez a Nasa adiar ontem o lançamento da nave para a próxima segunda-feira. O problema ocorreu quatro horas an­­tes da decolagem, prevista para as 16h47 (horário de Bra­­sília).

Entre os 750 mil espectadores aguardados para o lançamento estava o presidente dos EUA, Barack Obama, e a deputada norte-americana Gabrielle Giffords, esposa do comandante do Endeavour ferida numa tentativa de as­­sassinato em 8 de janeiro.

A missão é a penúltima do programa de ônibus espaciais dos EUA, que terminará em junho. O voo irá equipar a Es­­tação Espacial com um detector de partículas de US$ 2 bi­­lhões.

* * *

Congressistas apoiam volta à Lua em 2022

Congressistas norte-americanos que lutam pela liderança do país na corrida espacial apresentaram um projeto de lei para que o homem volte à Lua até 2022. Os parlamentares alegam que o objetivo das novas missões seria promover o comércio e a ciência do país. Entre os parlamentares favoráveis à proposta está o presidente da subcomissão de verbas de Comércio, Justiça e Ciên­­cia, Frank Wolf. O presidente, Barack Obama, decidiu acabar em 2009 com o plano da Nasa para voltar à Lua depois de identificados gastos extras na faixa de US$ 55 bilhões. O programa foi anunciado em 2004 pelo então presidente George W. Bush, com o objetivo de utilizar o satélite natural como plataforma para missões em Marte.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]