• Carregando...

O governo da Grã-Bretanha está discutindo com autoridades da aviação civil do país a implantação de um sistema de classificação especial que permite que a equipe de segurança em aeroportos se concentre em passageiros considerados de maior risco, informou nesta terça-feira o jornal "Times", de Londres. A técnica envolve a seleção de pessoas que têm comportamento tido como suspeito, possuem um padrão de viagem incomum e, no ponto mais controvertido, pertencem a um determinado grupo étnico ou religioso.

O sistema seria mais sofisticado do que simplesmente escolher homens jovens de aparência asiática. Mas o novo procedimento pode provocar a revolta entre a comunidade muçulmana, já que seus membros seriam provavelmente o grupo mais selecionado para checagem extras.

Autoridades do Departamento de Transporte e operadores do aparato aeroportuário estão estudando a viabilidade da introdução do sistema. Eles acreditam que, com isso, estariam aptos para identificar com maior precisão potenciais terroristas do que com o atual sistema de revista aleatória.

As preocupações com aeroportos aumentaram depois que, na semana passada, a polícia britânica informou ter desbaratado um plano terrorista para explodir em pleno ar aviões que iriam da Grã-Bretanha aos EUA, utilizando explosivos líquidos. Desde então, a polícia vem realizando buscas de suspeitos. Até agora 24 pessoas já foram detidas no território britânico .

As medidas de segurança adotadas após o incidente têm provocado grandes filas em terminais do país e o cancelamento de dezenas de vôos, principalmente nos aeroportos de Heathrow e Gatwick.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]