Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
tragédia

Novo terremoto no Nepal deixa mais de 40 mortos e mil feridos

Tremor de magnitude 7,3 foi sentido em várias regiões do país, que ainda tenta se recuperar de tragédia ocorrida em abril

Bombeiros procuram sobreviventes após novo terremoto no Nepal | NARENDRA SHRESTHA/EFE
Bombeiros procuram sobreviventes após novo terremoto no Nepal (Foto: NARENDRA SHRESTHA/EFE)

Um terremoto de magnitude 7,3 atingiu nesta terça-feira (12) o Nepal, deixando ao menos 42 mortos e 1.117 feridos, segundo as autoridades. O tremor acorre menos de três semanas após a tragédia que deixou 8 mil mortos no país.

O abalo teve seu epicentro registrado 76 km a nordeste de Katmandu, capital do país, e foi seguido de três réplicas, uma delas de magnitude 6,3.

Os moradores da capital, aterrorizados, abandonaram suas casas ao sentir o terremoto, que aconteceu às 12h35 locais (3h50 em Brasília) e durou quase um minuto.

As autoridades nepalesas ordenaram o fechamento do aeroporto de Katmandu.

O terremoto também foi sentido na região norte da Índia, em particular em Nova Déli, onde os imóveis tremeram e as pessoas abandonaram rapidamente os locais de trabalho.

O abalo teve origem a 18,5 km abaixo do solo, mais profundo que os 15 km do terremoto anterior. Terremotos mais próximos do solo costumam provocar danos maiores.

Recuperação

O Nepal ainda tenta se recuperar de um forte terremoto de magnitude 7,8, ocorrido no último dia 25, que deixou mais de 8 mil mortos e 17.800 mil feridos, segundo dados oficiais.

Este foi o terremoto de maior magnitude no país em 80 anos e o pior na região do Himalaia em uma década, desde que em 2005 outro tremor ocasionou a morte de mais de 84 mil pessoas na Caxemira.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.