• Carregando...

Bagdá – Duas bombas em automóveis mataram ontem 15 pessoas em área xiita de Bagdá, no último de uma série de ataques de militantes a áreas comerciais na capital iraquiana. Explosões ao longo da semana trouxeram mais desordem à vida em Bagdá, espalhando o medo pela cidade de 7 milhões de habitantes que aguarda uma ofensiva apoiada pelos Estados Unidos para fortalecer o controle do governo sobre sua capital.

Os ataques ocorreram em Nova Bagdá, no leste da capital, e tiveram como alvo pessoas que faziam compras em lojas e em barracas de frutas.

Pássaros mortos permaneciam jogados em gaiolas em uma área que parecia reservada a um mercado de pássaros. Vários carros estavam em chamas. A polícia informou que 15 pessoas foram mortas e 55 feridas nas explosões em um cruzamento de ruas.

Um policial disse que as duas explosões foram resultado de ataques suicidas em carros, mas outro oficial afirmou que houve um ataque suicida e a detonação de um carro estacionado.

No pior ataque desta semana, 88 pessoas foram mortas em duas explosões de carros no mercado de Bab al-Sharji no centro de Bagdá, área de comerciantes sunitas e xiitas.

Outra bomba atingiu uma área comercial xiita no distrito central de Karrada na quinta-feira, matando 26 pessoas e, na sexta-feira, 15 pessoas morreram em um ataque ao famoso mercado de animais da cidade.

O primeiro-ministro xiita Nuri al-Maliki responsabilizou militantes sunitas e apoiadores do ex-presidente Saddam Hussein – cuja execução no mês passado revoltou muitos membros da minoria sunita – por muitos dos ataques.

Terroristas

Ontem também, o Exército americano matou 14 supostos terroristas em um ataque aéreo contra um refúgio utilizado por "combatentes estrangeiros", segundo comunicado do comando militar dos Estados Unidos no Iraque. O comunicado indica que a operação foi iniciada depois de as tropas americanas receberem "informações de inteligência" sobre a presença de homens armados em um bairro do sul de Baquba, 65 quilômetros ao nordeste de Bagdá. Outros dois supostos terroristas foram detidos na operação.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]