• Carregando...

Dois tremores submarinos causaram pânico em nações no sul do Oceano Pacífico na manhã da quinta-feira (horário local), forçando muitas pessoas a se dirigir para áreas mais altas com medo de um segundo tsunami devastador atingir a região em poucas semanas, mas a onda mostrou-se pequena e inofensiva.

O Centro de Alertas para Tsunami do Pacífico emitiu um alerta de tsunami para todo o sudoeste do Pacífico, incluindo Austrália, Indonésia, Papua Nova Guiné e Nova Zelândia depois que os terremotos foram registrados entre Vanuatu e Ilhas Salomão. O Havaí e as Filipinas entraram em estado de observação.

Mais tarde, o órgão cancelou o alerta depois que uma onda de quatro centímetros foi registrada em Luganville, na ilha de Espiritu Santo, em Vanuatu.

Depois de um tsunami ter matado cerca de 150 pessoas na Samoa Americana e na Samoa independente na semana passada, muitas pessoas entraram em pânico quando os terremotos foram sentidos e os alertas foram emitidos em cada país.

"As pessoas ficaram assustadas e algumas saíram dos prédios para as ruas porque foi muito forte", disse à Reuters por telefone Florence Cari, recepcionista do Hotel Santo.

Uma repórter de um jornal de Vanuatu disse que as pessoas na ilha de Espiritu Santo estavam correndo para regiões mais altas. "Tivemos relatos de que as crianças estavam correndo para as colinas", ela disse.

O Centro de Alertas para Tsunami emitiu o alerta depois de dois tremores submarinos terem sido registrados, um de magnitude 7,8 e o outro de 7,3.

Momentos antes dos tremores, um outro terremoto de magnitude 6,7 atingiu o sudeste do arquipélago Sulu, nas Filipinas, que ainda se recupera de um tufão que causou ao menos 22 mortes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]