• Carregando...

A Agência de Segurança Na­cio­nal (NSA, sigla em inglês) dos Estados Unidos implantou programas de vigilância em quase 100 mil computadores de todo o mundo, informou ontem o jornal New York Times, a partir de documentos revelados pelo ex-técnico da agência, Edward Snowden.

A NSA colocou esses programas tanto em computadores conectados em rede como em computadores sem conexão, graças a uma centenária tecnologia adaptada aos tempos modernos: a radiofrequência, cujas ferramentas, normalmente um cartão USB, são instaladas por uma pessoa no computador monitorado.

Segundo o Times, entre os alvos mais frequentes de vigilância da NSA através desse sistema estão o Exército da China, as Forças Armadas da Rússia, a Polícia do México e os cartéis do tráfico de drogas, instituições de comércio da União Europeia e países aliados na luta contra o terrorismo como Arábia Saudita, Índia e Paquistão.

Quantum

Essa versão avançada de radiofrequência, que a NSA utiliza pelo menos desde 2008 e que foi batizada de "Quantum", se baseia em um canal secreto de ondas de rádio que podem ser transmitidas através de cartões USB instalados secretamente nos computadores.

Em alguns casos, a informação é recolhida por uma estação do tamanho de uma maleta que as agências de inteligência podem colocar a milhares de quilômetros do alvo. Por enquanto, não existe prova de que a NSA tenha instalado programas similares em computadores dos EUA.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]