• Carregando...
Boatos indicavam que Zawahri teria morrido ou ficado ferido em ataque norte-americano | Al-Jazeera / Reuters
Boatos indicavam que Zawahri teria morrido ou ficado ferido em ataque norte-americano| Foto: Al-Jazeera / Reuters

O segundo homem na cadeia de comando da Al Qaeda, Ayman al-Zawahri, apareceu em uma nova mensagem de vídeo divulgada pela internet nesta sexta-feira (22).

O vídeo, colocado em um site usado com frequência pela Al Qaeda, mostrava Zawahri vestido com túnica e turbante brancos na frente de uma tela verde. Ele elogiou Abu Khabab al-Masri e três outros militantes mortos na região de fronteira do Paquistão, em julho.

Não se sabe ao certo quando a mensagem foi gravada, mas essa é a segunda aparição de Zawahri em uma gravação do tipo desde que surgiram boatos sobre o fato de ter morrido ou ficado ferido em um suposto ataque norte-americano com mísseis contra a região tribal do Waziristão do Sul, dentro do território paquistanês.

No começo deste mês, uma gravação de áudio em inglês, supostamente feita por Zawahri, foi deixada no escritório do canal de TV ARY One, do Paquistão. A mensagem criticava o presidente paquistanês, Pervez Musharraf.

O canal de TV CBS News, dos EUA, afirmou, no começo de agosto, que havia sido interceptada uma carta de Baitullah Mehsud, chefe do Taliban paquistanês, pedindo o envio de um médico para tratar dos ferimentos sofridos por Zawahri.

O paradeiro do militante e do líder da Al Qaeda, Osama bin Laden, é um mistério desde que forças norte-americanas iniciaram uma caçada pelos dois no Afeganistão, depois dos ataques da Al Qaeda contra os EUA no dia 11 de setembro de 2001.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]