• Carregando...

O número de brasileiros presos ao tentar emigrar ilegalmente para os Estados Unidos despencou 95% entre 2005 e o ano passado, revelam dados da agência americana de fronteiras, Border Patrol.

Em 2006, 1.460 brasileiros foram presos tentando cruzar ilegalmente as fronteiras americanas, menos de um vigésimo de 2005, quando 31.071 brasileiros foram detidos pela polícia de imigração.

Entre outras razões, a impressionante queda brasileira foi atribuída ao fato de que, a partir de outubro de 2005, o México passou a exigir visto de entrada para cidadãos brasileiros.

A assessoria de imprensa da Embaixada do México em Brasília explicou que, com a medida, "muitos que querem emigrar ilegalmente para os Estados Unidos têm agora que fazer um roteiro mais longo e perigoso pela Guatemala, e muitos desistem da idéia".

Mas autoridades americanas dizem que a política de "tolerância zero" na fronteira tem colaborado para dissuadir imigrantes de entrar clandestinamente no país.

No total, cerca de 1,09 milhão de pessoas foram presas em 2006, uma queda de 8,5% em relação a um ano antes.

A tendência se torna mais clara quando se excluem da contagem os mexicanos, responsáveis por 90% do fluxo de ilegais.

Entre 2005 e 2006, o número de prisões de não-mexicanos caiu 35%. "A possibilidade de um não-mexicano ser preso hoje nos Estados Unidos é muito maior agora que há alguns anos", sustenta um porta-voz da Border Patrol, Xavier Rios.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]