• Carregando...
Equipes de resgate tentam tirar pedras de cima de um carro na cidade de Cebu, na região central das Filipinas | Reuters/Erik De Castro
Equipes de resgate tentam tirar pedras de cima de um carro na cidade de Cebu, na região central das Filipinas| Foto: Reuters/Erik De Castro

Um forte terremoto nas Filipinas deixou 93 mortos nesta terça-feira (15) e prejudicou o sistema de eletricidade em uma vasta área, além de ter destruído diversos edifícios no país. Segundo o Serviço Geológico dos EUA, o tremor de magnitude 7,2 atingiu a região central do país, perto da ilha de Bohol.

O chefe da polícia de Bohol, Dennis Agustin, afirmou que 77 mortes vieram da província. Pelos menos 15 outras mortes ocorreram na província de Cebu, próxima a Bohol, e uma pessoa perdeu a vida na ilha de Siquijor.

O tremor foi sentido às 8h12 (horário local) e seu epicentro estava a 33 quilômetros abaixo da cidade de Carmen.

Muitas estradas e pontes foram danificados, dificultando as operações de resgate. Mas igrejas históricas que datam do período colonial espanhol foram as que mais sofreram. Entre elas estava a basílica do Santo Menino de Cebu, que perdeu sua torre sineira. A basílica é a mais antiga do país.

No município de Loon, a 42 quilômetros a oeste de Carmen, um número desconhecido de pacientes ficou presos no interior de um hospital, que desabou parcialmente. As equipes de resgate estão trabalhando para chegar a eles, segundo o porta-voz da Defesa Civil, major Reynaldo Balido.

Quando a noite chegou, toda a província de Cebu estava no escuro visto que o terremoto cortou o fornecimento de energia. Os fortes ventos e a chuva também dificultaram o trabalho de um helicóptero de resgate.

As autoridades tiveram de levantar tendas para os desabrigados, enquanto outros que perderam suas casas foram obrigados a encontrar refúgio na residência de parentes, afirmou o governador de Bohol, Edgardo Chatto.

O terremoto desencadeou dois grandes tumultos em Cebu. Quando o tremor foi sentido, pessoas que se reuniam em um ginásio correram para fora em um pânico, pisotenado e matando cinco pessoas e ferindo outras oito, disse Neil Sanchez, diretor de gestão de desastre da província.

Escritórios e escolas estavam fechados por causa de um feriado nacional, o que pode ter salvado vidas. Fonte: Associated Press.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]