• Carregando...
Líbia - mortos - derna
Número de mortos na Líbia pode chegar a 20 mil após tragédias| Foto: Divulgação/Agência de Notícias da Líbia

As tragédias ocorridas na cidade de Derna, na Líbia, resultaram na morte de mais de 11,3 mil pessoas. O número de vítimas, contudo, pode ser ainda maior e chegar a 20 mil mortos, conforme disse o prefeito da cidade.

A região de Derna, a mais assolada pelas tragédias do país, possui pouco mais de 50 mil habitantes e, além das vítimas identificadas, mais de 10 mil pessoas ainda estão desaparecidas. As informações foram divulgadas pela Organização das Nações Unidas (ONU) e, de acordo com a organização, esse número pode aumentar nos próximos dias.

“Espera-se que esses números aumentem à medida que as equipes de busca e resgate trabalham incansavelmente para encontrar sobreviventes”, informou o Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA).

Tragédias na Líbia

Na última semana, o país localizado no norte da África foi atingido pela Tempestade Daniel, que veio da Grécia. Chuvas torrenciais com ventos fortes de 70 a 80 km/h. No país, a água trazida pela tempestade bateu recordes e causou inundações em diversas regiões.

De acordo com a BBC News, estimativa é de que tenha caído cerca de 400 mm de chuva em um período de 24 horas em regiões do nordeste líbio. O número é alarmante perto da quantidade de 1,5 mm que a mesma área viu em todo o mês de setembro.

Com as fortes chuvas, duas barragens na região de Derna ficaram sobrecarregadas e romperam. Apesar das causas do rompimento ainda estarem sob investigação, o grande volume de água armazenado nas barragens inudou bairros inteiros na cidade.

Especialistas indicam que a tempestade teve um impacto ainda maior em Derna devido a uma série de fatores. Entre eles, infraestruturas em ruínas, avisos inadequados e os efeitos da aceleração da crise climática. A situação política do país ainda contribui para as dificuldades enfrentadas nos últimos dias.

A maioria dos corpos é encontrado na água do mar já em avançado estado de decomposição. A situação dificulta a identificação e a recuperação dos cadáveres. As autoridades do país têm pedido ajuda de outras nações para conseguirem recuperar os corpos com mais rapidez.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]