• Carregando...

O ministro francês das Relações Exteriores, Laurent Fabius, estimou neste domingo (16) que "o fim está próximo" para o regime do presidente sírio, Bashar al-Assad, e condenou o ataque ao campo de refugiados palestinos de Yarmuk.

"Acredito que o fim está próximo para Bachar al-Assad, vocês viram, até os russos já acreditam nisso", declarou Fabius no programa de televisão RFI-TV5-Le Monde.

Fabius também falou do ataque da força aérea síria neste domingo ao campo de refugiados palestinos de Yarmuk, no sul de Damasco, no qual ao menos oito civis foram mortos. "Foi um ataque escandaloso", disse, acusando o presidente sírio de querer "esconder a situação".

A aviação síria bombardeou pela primeira vez desde o começo do conflito o campo de refugiados palestinos de Yarmuk, em seu esforço para impedir o avanço dos rebeldes sobre a capital.

"Tudo que pode causar uma deflagração regional tem que ser evitado", insistiu o ministro.

Evocando a questão dos jihadistas que lutam na Síria contra o regime, ele salientou que "quanto mais durar a guerra, maior o risco de extremismo", lembrando do exemplo iraquiano.

"A melhor defesa contra o extremismo é a Coalizão nacional síria", disse Fabius, que ficou satisfeito com o reconhecimento obtido pela oposição síria na reunião dos amigos da Síria em Marrakech, no Marrocos, em 12 de dezembro.

O ministro Fabius também falou da decisão americana de adicionar os jihadistas da Frente Al-Nusra na lista de terroristas. "Temos que tomar muito cuidado. Estou estudando toda a situação porque existem indícios de que a Al-Nusra tem ligações com a Al-Qaeda. Se o senhor Bachar cair, o que acontecerá com esses combatentes? O que acontecerá com suas armas? Será que elas irão em seguida para o Mali ou outro lugar?"

Quando questionado sobre uma eventual intervenção internacional na Síria, Laurent Fabius lembrou que "não poderia acontecer sem uma decisão internacional legal".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]