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Palestino inspeciona túnel destruído durante o conflito em Gaza: passagens subterrâneas são usadas para contrabando | Ibraheem Abu Mustafa/Reuters
Palestino inspeciona túnel destruído durante o conflito em Gaza: passagens subterrâneas são usadas para contrabando| Foto: Ibraheem Abu Mustafa/Reuters

Londres - Eles foram um dos principais alvos dos israelenses durante o último conflito na Faixa de Gaza. Mas os implacáveis ataques aéreos de Israel falharam em destruir as centenas de túneis que funcionam sob a fronteira com o Egito. Esses caminhos no subterrâneo de Gaza são usados para contrabando de peças para automóveis e até mesmo de calcinhas e cabras. Além disso, claro, para munição e armamento do Hamas, grupo palestino radical que domina a Faixa de Gaza.

Das cavernas de Tora Bora no Afeganistão, onde se acredita que Osama bin Laden esteja escondido, a Gibraltar, Vietnã e Paris, túneis sempre foram usados como proteção ou rota de fuga em períodos de guerra. Veja alguns dos túneis mais famosos da história recente.

Tora Bora, Afeganistão

Financiado pela CIA e construído pelos guerreiros mujahideen durante a ocupação soviética no Afeganistão, o complexo Tora Bora conta com quilômetros de túneis, abrigos e cavernas fortificadas. O complexo, localizado próximo à serra de White Mountain ao leste da cidade afegã de Jalalabad, é o local onde, acredita-se, Osama bin Laden esteja escondido com mais mil guerreiros talebans. As cavernas e passagens aparentemente possuem sistemas elétricos e de ventilação movidos a geradores elétricos.

Gibraltar

Os túneis "Dentro da Pedra de Gibraltar" são um emaranhado de túneis conhecido como galerias. As primeiras passagens foram construídas durante a grande revolta entre 1779-1783, quando tropas espanholas atacaram a "Pedra de Gibraltar". Soldados da guarnição militar local cavaram dentro da rocha até alcançarem um penhasco na face norte da Pedra, local onde poderiam abrir fogo contra os espanhóis de uma posição mais privilegiada. No total, 304 metros de salas, passagens e aberturas foram construídos. Mais túneis foram abertos na rocha durante a Segunda Guerra Mundial com o medo britânico de que Gibraltar sofresse um ataque. O sistema de túneis foi ampliado e a rocha tornou-se peça-chave na defesa das rotas marítimas do Mediterrâneo.

Túnel de Sarajevo, Bósnia

Os cidadãos de Sarajevo iniciaram a construção de uma passagem subterrânea de 1,5 m de altura e com 800 m de comprimento em 1993. A cidade encontrava-se sitiada pelas forças sérvias, e o túnel era o caminho mais seguro até a área neutra designada pela ONU no aeroporto de Sarajevo. Voluntários bósnios trabalhavam em turnos de oito horas usando pás e picaretas para cavar a passagem que serviria para transportar alimentos, remédios e armas até a cidade, além de ajudar na fuga dos habitantes. O túnel ficou mundialmente famoso quando foi utilizado para transportar o ex-presidente bósnio Alija Izetbegovic, confinado a uma cadeira de rodas, para fora da cidade.

Túneis de Cu Chi e Vinh Moc, Vietnã

Durante a guerra do Vietnã, soldados norte-americanos tiveram de passar pelo desafio dos túneis vietcongues de Cu Chi.Esse enorme complexo de passagens subterrâneas se alastrava da fronteira com o Camboja até os arredores de Saigon, como uma verdadeira teia por baixo da floresta vietnamita.Usados para a realização de ataques-surpresa às tropas americanas, os pequenos túneis também levavam à câmaras subterrâneas, algumas grandes o suficiente para serem utilizadas como hospitais, paiol de armas ou até mesmo cinemas. As primeiras passagens foram abertas para ligar vilarejos durante a guerra de independência contra a França, em 1948. Logo após, os vietcongues expandiram os túneis de forma minuciosa até que atingissem 250 km. Para atacar os túneis, os EUA criaram uma força voluntária composta por soldados pequenos o suficiente para passarem pelos túneis. Após encontrarem milhares de armadilhas de bambu escondidas, os norte-americanos tiveram de combater os inimigos dentro dos túneis. O complexo virou hoje um parque memorial da guerra.

Túneis de guerra na Ilha de Jersey

Criados durante a ocupação germânica da ilha durante a Segunda Guerra Mundial, esses túneis foram construídos por mais de 5 mil escravos levados a Jersey. Eles foram trazidos da Rússia, Polônia, França e Espanha e muitos deles morreram de fome ou doenças. Construídos originalmente como um depósito de armamentos e também alojamento, os túneis foram convertidos como um depósito para as vítimas de guerra com a aproximação do dia D.

Stalag Luft III, Polônia

Imortalizados no filme A Grande Fuga, Tom, Dick e Harry foram os túneis criados pelos prisioneiros do campo de concentração Stalag Luft III, na Polônia.

A escavação dos túneis começou em 1942 e, na noite de 24 de março de 1944, 76 prisioneiros conseguiram escapar através de um túnel com 101 m. Apenas 3 foram recapturados.

Catacumbas, França

Organizadas em uma seção da vasta rede de túneis subterrâneos em Paris, as catacumbas eram uma atração turística no início do século 19. Os túneis, as antigas minas de Paris, ficam cobertos por cemitério próximo à Place Denfert-Rochereau. Durante a Segunda Guerra Mundial, os membros parisienses da Resistência Francesa e também soldados alemães usaram os túneis.

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