• Carregando...

# Grupo fundamentalista Talibã toma o controle do Afeganistão após a saída das tropas americanas. Como isso aconteceu e o que está por vir no Oriente Médio

*) As atenções do mundo se voltaram para o Afeganistão depois de 20 anos. O grupo fundamentalista Talibã retomou o controle da capital Cabul e voltou ao poder após quase duas décadas de ocupação norte-americana. E o cenário do país é de medo e caos, com pessoas se aglomerando em aeroportos e se pendurando em aviões na tentativa de escapar antes da chegada dos extremistas.

A investida do grupo já vinha se desenhando há algum tempo e, na última semana, vimos o avançar em direção à capital. No último domingo (15), o presidente Ashraf Ghani fugiu do país e abriu espaço para que o Talibã tomasse o governo. Mas e agora?

Diante desse cenário de instabilidade, muitas dúvidas pairam no ar. Afinal, de quem é a culpa pela situação do Afeganistão? O país se tornou o novo Vietnã dos Estados Unidos? E o papel da China nesse novo xadrez global?

Para responder a essas perguntas, o podcast 15 Minutos recebe Diogo Schelp, colunista da Gazeta do Povo. Ele explica as origens do Talibã e o que deve vir na sequência das cenas bizarras do último fim de semana.

***

O podcast 15 minutos é um espaço para discussão de assuntos importantes, sempre com análise e a participação da equipe de jornalistas da Gazeta do Povo. De segunda a sexta, de forma leve e dinâmica, com a duração que cabe na correria do seu dia. Apresentação é do jornalista Márcio Miranda. O programa é publicado no Spotify, Google Podcast, Deezer e no iTunes.

***Ficha técnica: ‘15 minutos’, podcast de notícias da Gazeta do Povo #Apresentação e roteiro: Durval Ramos; direção de conteúdo: Rodrigo Fernandes; equipe de produção: Maria Eduarda Scroccaro montagem: Leonardo Bechtloff; estratégia de distribuição: Marcus Ayres.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]