• Carregando...

O presidente americano, Barack Obama, se mostrou neste domingo "profundamente entristecido" com a tragédia humanitária causada pelo tufão "Haiyan" nas Filipinas e disse que os Estados Unidos estão prontos para aumentar a assistência quando for necessário.

"Michelle e eu estamos profundamente entristecidos com a perda de vidas e o grande prejuízo causado pelo supertufão, mas conheço a incrível força do povo filipino e acredito que o espírito do Bayanihan (trabalho comunitário) abrirá caminho nesta tragédia", afirmou Obama em comunicado.

O presidente americano lembrou que os EUA já estão fornecendo ajuda humanitária às Filipinas e assegurou que o país "está pronto para aumentar a assistência ao Governo filipino nos esforços de socorro e reconstrução".

Até o momento, os EUA ordenaram mobilizar recursos marítimos e aéreos da frota do Pacífico para ajudar a avaliar o alcance do desastre e ajudar na distribuição de água, material e gêneros de primeira necessidade.

Além disso, desbloqueou US$ 100.000 para que a embaixada americana em Manila, através da agência de desenvolvimento americano, a Usaid, forneça ajuda imediata em água, primeiros socorros e saneamento.

O tufão "Yolanda", como foi batizado pelas autoridades filipinas, mudou radicalmente a paisagem do litoral de algumas ilhas do centro do arquipélago, onde se calcula que causou mais de dez mil mortes e deixou uma destruição total.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]