Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
tecnologia

Obama endossa plano para ampliar Internet rápida sem fio nos EUA

Nos próximos cinco anos, transmissão de dados em dispositivos sem fio pode ser até 45 vezes maior que a registrada em 2009

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, endossou nesta segunda-feira planos de reguladores para quase dobrar o espectro disponível no país para dispositivos sem fio.

A Casa Branca anunciou o plano que tem como base propostas da Comissão Federal de Comunicações (FCC, na sigla em inglês) para disponibilizar até 500 megahertz de espectro nos próximos 10 anos para atender à demanda de serviços de conexão em laptops e celulares inteligentes como o iPhone da Apple.

Alguns estimam que nos próximos cinco anos haverá um aumento na transmissão de dados em dispositivos sem fio entre 20 e 45 vezes maior que a verificada em 2009 devido ao forte aumento do uso por aparelhos móveis.

A FCC, que gerencia as licenças comerciais de espectro nos EUA, e o Departamento do Comércio, que cuida do espectro usado pelo governo norte-americano, estão trabalhando juntos para alocar o espectro que não está sendo usado.

Autoridades esperam poder identificar algum espectro até 1o de outubro, que poderá ser disponibilizado dentro de cinco anos.

A liberação de espectros de transmissão de dados para atender à crescente demanda é um componente de peso no Plano Nacional de Banda Larga da FCC para ampliar o acesso rápido à Internet nos EUA e tornar as conexões à rede disponíveis em áreas rurais e a famílias de baixa renda no país.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.