• Carregando...
Holder foi secretário adjunto durante a administração Clinton | Win McNamee / Reuters
Holder foi secretário adjunto durante a administração Clinton| Foto: Win McNamee / Reuters

O presidente eleito dos EUA, Barack Obama, escolheu Eric Holder para ser secretário de Justiça, segundo a revista "Newsweek" e a agência de notícias "Associated Press".A revista afirma que Holder, de 57 anos, que foi secretário adjunto durante a administração Clinton, "ainda tem de passar por um escrutínio" antes da seleção final e do anúncio.

Se confirmado, ele seria o primeiro negro a chefiar o Departamento de Justiça dos EUA.

Antes, quando Bill Clinton era presidente dos Estados Unidos, Holder foi secretário adjunto de Justiça e ajudou Obama na escolha do nome para o cargo de vice-presidente na chapa democrata antes das eleições presidenciais.

Quem é

Nascido em Nova York e graduado na Universidade de Columbia, Holder trabalhou durante muitos anos como promotor federal, um trabalho no qual ganhou reputação de inimigo da corrupção no setor público.

O ex-presidente Bill Clinton nomeou-o advogado do Estado para o distrito de Columbia e, em 1997, se tornou subsecretário de Justiça sob o mandato de Janet Reno à frente do departamento.

Considerado um centrista na maioria dos casos, foi criticado depois que Clinton, nos últimos dias de seu mandato, anistiou o empresário fugitivo Marc Rich por não ter expressado à Casa Branca as objeções de alguns funcionários do Departamento de Justiça em perdoar alguém que tinha fugido do país.

O próprio Holder, segundo a "Newsweek", expressou reservas na hora de aceitar o posto na Administração Obama por temer que o papel no caso voltasse à luz pública no processo de confirmação no Senado para o cargo.

No entanto, por não haver indícios de que Holder tenha pressionado à favor da polêmica anistia e após revisar as provas do caso, a equipe de Obama e o advogado chegaram à conclusão de que era improvável que o assunto fosse representar um problema para obter a confirmação no Senado, acrescenta a publicação.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]