• Carregando...

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse neste domingo (15), em Cartagena, que espera que Cuba inicie uma transição democrática, após afirmar que em Havana não há um governo democrático ou o respeito a direitos humanos básicos.

"Tenho a esperança de que comece uma transição em Cuba (...) mas ainda não chegamos a isto", disse Obama ao final da Cúpula das Américas.

"Cuba, de modo diverso dos países que participam (da Cúpula das Américas), não avançou para a democracia" e "não respeita ainda direitos humanos básicos".

A Cúpula das Américas em Cartagena terminou neste domingo sem declaração final em razão do impasse envolvendo Cuba, já que Estados Unidos e Canadá vetaram a presença de Havana nas futuras reuniões do grupo, contrariando a posição dos demais países.

A falta de consenso sobre Cuba e o anúncio da Associação Bolivariana para as Américas (ALBA, integrada por Venezuela, Equador, Bolívia, Nicáragua, Cuba, Antigua e Barbuda e San Vicente e Granadinas) de que não participará de uma próxima cúpula sem a Ilha ameaçam a continuidade desta reunião hemisférica.

O chanceler da Venezuela, Nicolás Maduro, advertiu que a insistência dos Estados Unidos em vetar a presença de Cuba vai inviabilizar a Cúpula das Américas, cujo próximo encontro está previsto para o Panamá, em três anos.

"Se não formos capazes de retificar os que pretendem impor seu veto, esta será a última cúpula".

Cuba foi expulsa da Organização dos Estados Americanos (OEA) em 1962, e jamais participou de uma Cúpula das Américas. A expulsão foi suspensa pela OEA em 2009, mas Havana rejeitou seu retorno à organização.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]