• Carregando...

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, nomeou nesta segunda-feira o general Martin Dempsey, que comandou tropas na guerra do Iraque, para o mais alto cargo de oficial militar do país.

Se a indicação for confirmada pelo Senado norte-americano, Dempsey substituirá o almirante Mike Mullen como chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, depois que Mullen deixar o cargo em 1.º de outubro.

Em cerimônia na Casa Branca, Obama saudou Dempsey como "um dos generais de nosso país mais respeitados e testados em combate."

Obama fez sua escolha para o cargo pouco antes de ir ao cemitério de Arlington para um evento do Memorial Day, feriado em que são homenageados os norte-americano em guerras.

A escolha de Dempsey acontece no momento em que Obama enfrenta pressões crescentes para acelerar a redução das tropas dos EUA no Afeganistão e se prepara para completar a retirada das tropas do Iraque.

Ecoando observações feitas recentemente pelo próprio Dempsey a tropas norte-americanas, Obama prometeu: "Forneceremos o que for preciso para alcançar nossos objetivos na luta atual."

Dempsey é atualmente chefe do Estado-Maior do Exército. Obama disse que vai nomear o general Raymond Odierno para o posto a ser deixado por Dempsey.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]