• Carregando...

"Uma grande quantidade de proprietários de armas deve concordar que [fuzis] AK-47 devem estar nas mãos de soldados, não de criminosos."

Barack Obama, presidente dos EUA.

Em sua primeira fala mais incisiva na campanha eleitoral sobre o controle da venda de armas, o presidente Barack Obama defendeu a adoção de políticas de "bom senso" para reduzir a violência.

Pouco antes, seu concor­­rente republicano, Mitt Rom­­ney, havia rechaçado a ideia de que uma mudança na lei evitará massacres como o do último dia 20, no Colorado, em que morreram 12 pessoas.

"Uma grande quantidade de proprietários de armas deve concordar que [fuzis] AK-47 devem estar nas mãos de soldados, não de criminosos",­­ disse Obama na quarta-feira, em discurso em No­­va Or­­leans diante da Liga Na­­cional Urbana, uma organização de defesa dos direitos civis e dos afro-americanos.

Sem entrar em detalhes, ele pediu um consenso entre democratas e republicanos no Congresso para frear a violência armada, indicando que as medidas para o controle de armas deveriam ser "de bom senso" e não gerar "controvérsia".

As declarações foram dadas ao fim de uma viagem de quatro dias que teve início em Aurora, no Colorado, onde o presidente se encontrou com familiares das vítimas do atirador James Holmes. Obama, que foi forte defensor de um maior controle de armas enquanto era senador, estava sendo pressionado a se posicionar sobre o assunto desde o massacre da semana passada.

A Casa Branca, no entanto, deixou claro que uma nova legislação sobre controle de armas não estará na agenda política deste ano. Segundo o porta-voz do presidente, Jay Carney, Obama pretende manter o foco em "outras formas" de combater a violência.

Em entrevista à NBC, Rom­­ney foi questionado sobre a lei que assinou enquanto era governador de Massachusetts proibindo a comercialização de armas de assalto, como a utilizada por Holmes no massacre. Para ele, as regras nacionais não precisam mudar.­­ "Muito do que esse jovem fez estava claramente fora da lei", disse.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]