• Carregando...

O aquecimento da campanha pela indicação para disputar a eleição presidencial de 2008 nos EUA fez muito bem ao senador democrata Barack Obama, noticia nesta quarta-feira o jornal "Washington Post". O jovem político vem conquistando cada vez mais apoio do eleitorado negro, que, pouco mais de um mês atrás, manifestava grande sustenção ao projeto presidencial da também senadora Hillary Clinton.

Hillary continua na liderança das pesquisas para a indicação democrata à corrida rumo à Casa Branca, de acordo com a última pesquisa "Washington Post-ABC News". Mas a vantagem que ela tinha sobre Obama caiu pela metade, especialmente pela migração de eleitores negros para a chapa do senador por Illinois.

A pesquisa revelou que Obama tem 44% do apoio dos eleitores da comunidade negra, contra 33% de Hillary. Na pesquisa anterior, entre dezembro e janeiro, a vantagem da ex-primeira-dama era esmagadora: 60% contra 20%.

No resultado geral, a senadora por Nova York ficou com 36% de apoio, contra 24% de Obama e 14% do ex-vice-presidente Al Gore. Hillary foi citada como a mais experiente para conduzir o país, e Obama foi tido como o mais inspirador.

Pelo lado republicano, Rudolph Giuliani aumentou sua vantagem sobre o senador John McCain. O crescimento da campanha do ex-prefeito de Nova York se deve à migração do eleitorado branco evangélico para o seu lado, apesar de Giuliani manifestar apoio ao direito ao aborto e a direitos dos homossexuais, duas questões de grande importância para religiosos conservadores.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]