• Carregando...
Canhoto: Obama escreve discurso no Salão Oval da Casa Branca | Larry Downing/Reuters
Canhoto: Obama escreve discurso no Salão Oval da Casa Branca| Foto: Larry Downing/Reuters

41 milhões de seguidores tem a conta de Obama no Twitter. A equipe do presidente quer que seu discurso seja uma virada midiática.

O presidente americano Barack Obama faria ontem à noite o discurso sobre o Estado da União, começando a falar às 21 h de Washington (meia-noite de Brasília), anunciando que está disposto a assinar ordens executivas (o equivalente às medidas provisórias brasileiras), "passando por cima" do Congresso em assuntos que os deputados não estão votando.

A mensagem dura ao Congresso era um dos pontos mais aguardados do discurso, quando o presidente tradicionalmente fala das prioridades do governo e de seus projetos legislativos, que dependem de aprovação do Congresso.

Obama quer desfazer a imagem de paralisia do governo em ano eleitoral – em novembro, ocorrem as eleições legislativas que renovam a Câmara e parte do Senado.

Como a Câmara dos Deputados é controlada pela oposição republicana, diversos projetos de Obama apresentados no ano passado no "Estado da União" nem foram votados, da reforma imigratória ao aumento do salário mínimo, além do controle na venda de armas de fogo e de políticas de estímulo econômico.

Segundo assessores de Obama disseram em programas dominicais de debate político, o presidente indicaria que não permitirá ao Congresso paralisar completamente seu segundo mandato.

A popularidade de Obama está em recorde negativo, entre 39% e 44% na maioria das pesquisas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]