• Carregando...
O republicano Mitt Romney (à esquerda) em bate-boca com o presidente Barack Obama durante o segundo debate eleitoral transmitido ao pela televisão | Saul Loeb/AFP
O republicano Mitt Romney (à esquerda) em bate-boca com o presidente Barack Obama durante o segundo debate eleitoral transmitido ao pela televisão| Foto: Saul Loeb/AFP

Ele demorou 45 segundos para deixar claro que estava preparado não só para a briga, mas para atacar. O Barack Obama de terça-feira à noite pouco lembrava o apático presidente do primeiro debate, e as pesquisas refletiram isso. Segundo a CBS News, 37% dos entrevistados consideraram Obama o vencedor do embate contra 33% que apoiaram Mitt Romney e 30% que viram um empate. Para a CNN, a vantagem foi maior: 46% dos eleitores ouvidos consideraram Obama o vencedor, contra 39% para Romney. Apesar da vitória, analistas ressaltam: a disputa ainda está aberta, e o último debate, na próxima segunda-feira, deve ser crucial.

O foco do debate final deve ser política externa, mas também será a chance de os candidatos mostrarem seus argumentos finais, captarem votos dos indecisos e motivarem suas respectivas bases partidárias, cujo entusiasmo se torna cada vez mais importante na reta final da disputa pela Casa Branca.

A vitória clara de Romney em Denver mudou a campanha, que se encaminhava para uma conclusão prematura de que a disputa já tinha acabado.

"Algo estrutural mudou nesta disputa depois do primeiro debate, as pessoas se tornaram mais abertas a Mitt Romney", disse Eric Fehrnstrom, porta-voz do candidato, na terça-feira.

Agora, o bom desempenho de Obama também deve energizar seus simpatizantes, e isto não é insignificante. Dado que parte de sua coalizão, eleitores jovens principalmente, não está tão motivado quanto há quatro anos, uma dose de entusiasmo pode ser crucial nesta reta final. Para o jornal britânico The Guardian, o presidente deve estancar o crescimento de Romney nas pesquisas, mas é "improvável" que reverta esta tendência.

O editor da BBC para os EUA, Mark Mardell, também declarou a vitória de Obama, mas com ressalvas: "Isto (a boa performance do presidente) provavelmente põe fim ao desespero (dos democratas). Mas a disputa deve continuar imprevisivelmente acirrada".

Para o Washington Post, uma das questões chave deve ser o voto feminino, e ainda é uma incógnita a reação das mulheres ao debate de terça-feira. Nas últimas duas semanas, Romney parece ter feito progresso neste setor do eleitorado, majoritariamente composto de simpatizantes de Obama. Mas o encontro de ontem pode ter prejudicado o republicano: seus esforços para conter a moderadora, a jornalista da CNN Candy Crowley, podem ser mal vistos pelas americanas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]