• Carregando...
Obama discursa em Indianápolis, capital de Indiana: estado costuma votar em republicanos, mas pesquisas apontam disputa acirrada | Jim Young/Reuters
Obama discursa em Indianápolis, capital de Indiana: estado costuma votar em republicanos, mas pesquisas apontam disputa acirrada| Foto: Jim Young/Reuters

McCain se refere a rival como "aquele lá" e cria polêmica

Atrás nas pesquisas, o candidato republicano à presidência dos Estados Unidos, John McCain, perdeu ainda mais terreno com o segundo debate com o democrata Barack Obama, realizado na noite de terça-feira na Universidade Belmont, em Nashville, Tennessee.

Leia a matéria completa

Washington - Atrás nas pesquisas, o candidato republicano à presidência dos Estados Unidos, John McCain, perdeu ainda mais terreno com o segundo debate com o democrata Barack Obama, realizado na noite de terça-feira na Universidade Belmont, em Nashville, Tennessee.

A menos de um mês das eleições e com os EUA e o mundo sendo afetados pela pior crise financeira em oito décadas, os eleitores norte-americanos parecem pouco inclinados a manter o Partido Republicano na Casa Branca depois de oito anos de George W. Bush como presidente do país.

Pesquisas realizadas logo depois do debate indicaram vitória de Barack Obama sobre John McCain no confronto. Uma sondagem CNN/Opinion Research indicou vitória de Obama por 54% a 30% no duelo. Uma pesquisa CBS News realizada apenas com eleitores indecisos também sugeriu vitória do democrata no debate, mas por margem menor: 29% a 27%.

Enquanto isso, na pesquisa diária realizada pelo Instituto Gallup, Obama voltou a ampliar ontem sua margem sobre McCain nas intenções de voto dos eleitores: 52% a 41% – uma vantagem recorde desde que os dois candidatos foram nomeados oficialmente pelos seus partidos. Quase todas as 2.747 entrevistas, no entanto, foram conduzidas antes do debate. A margem de erro é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos.

O instituto aponta ainda que a liderança do senador democrata coincide com a pior avaliação da situação econômica dos EUA no ano: 59% dos entrevistados descrevem as atuais condições econômicas como ruins.

Campanha

Em discurso ontem para milhares de eleitores em Indianápolis, Obama reconheceu a ansiedade do público com a crise e instou os americanos a não entrarem em pânico.

"Essa não é a hora de ter medo e entrar em pânico", disse o candidato democrata. "Essa é a hora de ter liderança e ser determinado", afirmou. "Essa é uma nação que já enfrentou guerras e depressão econômica, grandes desafios e grandes ameaças", disse Obama.

Enquanto isso, o candidato republicano McCain e sua vice de chapa, Sarah Palin, planejam vários discursos nos estados-chave da Pensilvânia e Ohio, os quais McCain precisa conquistar para ter uma chance de bater Obama nas eleições, marcadas para o próximo dia 4 de novembro.

O próximo e último debate entre os dois candidatos presidenciais americanos acontecerá no dia 15 de outubro, na Universidade Hostra, em Hempstead, Nova Iorque.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]