Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Laboratório

Oceanos cobriam Marte

Estudo publicado pela revista Science revela que ao longo de milhares de anos a água foi a principal responsável pelas alterações no relevo de uma vasta região de Marte. A pesquisa teve participação do cientista brasileiro Paulo de Souza, integrante da missão da Nasa Mars Explorer Rover, que há cinco anos mantém dois robôs explorando a superfície do planeta.

Os pesquisadores se basearam em dados enviados à Terra pelo veículo explorador Opportunity, que, ao longo de dois anos, percorreu a cratera Victória, de 750 metros de diâmetro e 75 metros de profundidade.

* *

Australiano volta a andar após aplicação de Botox

Paralisado havia mais de duas décadas, após ter sofrido um derrame, um australiano conseguiu voltar a andar graças a um tratamento com injeções de Botox. Russel McPhee, que tinha apenas 26 anos quando sofreu um derrame e ficou confinado a uma cadeira de rodas, diz conseguir andar até cem metros sem a ajuda de andadores.

O Botox, nome comercial da toxina botulínica, tem o efeito de relaxar a musculação, e é normalmente associado ao tratamento estético, para a eliminação de rugas de expressão.

Segundo o médico Nathan Johns, que tratou McPhee no centro de reabilitação St. John of God Nepean, a aplicação do Botox em pacientes de derrame normalmente ajuda a reduzir a rigidez dos membros, mas por outro lado enfraqueceria também o músculo, tornando difícil a recuperação dos movimentos. No caso de McPhee teria ajudado o fato de ele ter tentado, ao longo dos anos, se movimentar sozinho.

* *

Riso de macacos é igual ao de humanos

Está na hora de riscar de vez o riso da lista de características antes consideradas "unicamente humanas". Ao menos diante de um ataque de cócegas, bebês humanos e filhotes de chimpanzé, gorila e orangotango reagem exatamente do mesmo jeito: morrendo de rir. E o detalhe importante é que as características acústicas do riso dos pequenos primatas batem com as do riso dos bebês em vários aspectos, revela estudo do Centro Nacional Yerkes de Pesquisa com Primatas.

Veja também

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.