Estudo publicado pela revista Science revela que ao longo de milhares de anos a água foi a principal responsável pelas alterações no relevo de uma vasta região de Marte. A pesquisa teve participação do cientista brasileiro Paulo de Souza, integrante da missão da Nasa Mars Explorer Rover, que há cinco anos mantém dois robôs explorando a superfície do planeta.
Os pesquisadores se basearam em dados enviados à Terra pelo veículo explorador Opportunity, que, ao longo de dois anos, percorreu a cratera Victória, de 750 metros de diâmetro e 75 metros de profundidade.
* *
Australiano volta a andar após aplicação de Botox
Paralisado havia mais de duas décadas, após ter sofrido um derrame, um australiano conseguiu voltar a andar graças a um tratamento com injeções de Botox. Russel McPhee, que tinha apenas 26 anos quando sofreu um derrame e ficou confinado a uma cadeira de rodas, diz conseguir andar até cem metros sem a ajuda de andadores.
O Botox, nome comercial da toxina botulínica, tem o efeito de relaxar a musculação, e é normalmente associado ao tratamento estético, para a eliminação de rugas de expressão.
Segundo o médico Nathan Johns, que tratou McPhee no centro de reabilitação St. John of God Nepean, a aplicação do Botox em pacientes de derrame normalmente ajuda a reduzir a rigidez dos membros, mas por outro lado enfraqueceria também o músculo, tornando difícil a recuperação dos movimentos. No caso de McPhee teria ajudado o fato de ele ter tentado, ao longo dos anos, se movimentar sozinho.
* *
Riso de macacos é igual ao de humanos
Está na hora de riscar de vez o riso da lista de características antes consideradas "unicamente humanas". Ao menos diante de um ataque de cócegas, bebês humanos e filhotes de chimpanzé, gorila e orangotango reagem exatamente do mesmo jeito: morrendo de rir. E o detalhe importante é que as características acústicas do riso dos pequenos primatas batem com as do riso dos bebês em vários aspectos, revela estudo do Centro Nacional Yerkes de Pesquisa com Primatas.



