• Carregando...

Sartak, Afeganistão – Um ataque das forças de segurança afegãs a um suposto esconderijo do Taleban deixou 41 rebeldes e 6 policiais mortos na noite de sexta-feira, segundo informações oficiais. A polícia afegã contou com o apoio de helicópteros da coalizão liderada pelos EUA. Houve intenso tiroteio durante o conflito, na região do vilarejo de Sartak, 40 quilômetro a sudoeste de Kandahar.

O governador da província Asadullah Khalid divulgou os números do confronto. "Vimos 41 corpos de talebans no fim da batalha, mas recolhemos apenas 11", disse Khalid, recusando-se a comentar a razão de não ter retirado os outros corpos. Segundo o governador, 13 talebans foram presos. O conflito foi considerado um dos mais violentos dos últimos tempos no país.

Khalid disse que o ataque foi articulado por causa de uma informação das forças de inteligência. Havia a suspeita de que os talebans estivessem organizando uma invasão a Kandahar. Eles já haviam realizado uma ofensiva na província vizinha de Helmand.

O confronto começou na manhã de sexta e só terminou à noite. A polícia afegã cercou o local e pediu para que os moradores saíssem. Apesar disso, alguns ainda estavam em suas casas quando o ataque começou.

Moradores do vilarejo disseram que haviam pedido, em vão, para cerca de 50 a 60 talebans deixarem a região antes de um conflito começar. "Pedimos que eles fossem embora, porque sabíamos que um dia os helicópteros americanos viriam e jogariam bombas", disse o morador Faiz Ullah, de 55 anos.

A cidade de Kandahar era uma das principais bases do Taleban, antes da invasão das forças lideradas pelos EUA, em 2001. Desde então, os talebans têm feito ataques contra as forças oficiais e as de ocupação, que aumentaram no último ano. O número de conflitos aumentou nas últimas semanas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]