• Carregando...

Bagdá (AFP) – Pelo menos 141 rebeldes morreram em Tall Afar em dois dias e outros 197 foram presos, anunciou ontem o ministro iraquiano da Defesa, Saadun al-Dulaimi, depois do início de uma importante ofensiva contra esta cidade do norte do Iraque, perto da fronteira com a Síria. As forças dos Estados Unidos participaram da operação.

As Forças Armadas iraquianas registraram cinco mortos e três feridos no mesmo período, acrescentou o ministro durante uma entrevista coletiva ao lado de outros ministros, entre eles o chefe de Governo, Ibrahim al-Jaafari.

O primeiro-ministro confirmou que antes do amanhecer foi iniciada uma importante ofensiva para tirar a cidade do controle dos rebeldes a pedido dos líderes de tribos sunitas e xiitas. Segundo ele, todos os meios pacíficos para libertar a cidade dos terroristas estrangeiros e dos que os recebem já haviam se esgotado.

O ministro da Defesa afirmou que a operação está sendo executada pela terceira divisão do Exército iraquiano com o apoio de três batalhões do ministério do Interior e de outros três da Força Multinacional. "É uma operação iraquiana executada por nossas forças, que são capazes de acabar com os terroristas, e que será concluída antes do previsto", acrescentou. "Não há data limite para a operação, mas acredito que estará finalizada em de três dias", disse Dulaimi.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]