• Carregando...

A maior ofensiva aérea desde o início da guerra no Iraque, em março de 2003, não está encontrando muita resistência. A força de 50 aeronaves, apoiada por 200 veículos táticos e 1.500 soldados americanos e iraquianos, prendeu nesta sexta-feira, um dia após ser iniciada, dezenas de pessoas foram presas e foram desativados depósitos de armas e explosivos de grupos insurgentes.

A operação, batizada de "Enxame", acontece na região de Samarra, a cerca de 125 quilômetros de Bagdá, com o objetivo de aniquilar grupos de insurgentes em uma área onde os rebeldes são especialmente ativos. As ações militares podem durar dias, segundo o comando americano.

O ministro iraquiano de Segurança Nacional, Abdel Karim al-Anzi, explicou nesta sexta-feira que a operação foi posta em marcha depois que forças iraquianas e americanas conseguiram informações de inteligência sobre células terroristas que se concentram dos arredores de cidades ao norte de Bagdá.

De acordo com o ministro, os grupos terroristas que atuam na região possuem campos de treinamento e locais em que fabricam explosivos e carregam carros-bomba. Um grande número de soldados americanos e agentes das forças de segurança do Iraque morreram em atentados nos últimos anos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]