• Carregando...

O primeiro-ministro israelense, Ehud Olmert, vai se reunir, nesta segunda-feira, com a secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, a quem prometerá adotar medidas para aliviar a situação dos palestinos, segundo fontes governamentais. Essas medidas serão adotadas toda vez que a Autoridade Nacional Palestina (ANP), atualmente sob uma crise entre seu presidente, Mahmoud Abbas, do movimento nacionalista Fatah, e o primeiro-ministro, Ismail Haniyeh, do Movimento de Resistência Islâmica (Hamas), aceitar o cumprimento do Mapa do Caminho, lista de obrigações para as duas partes a fim de avançar rumo à paz.

Rice, que nesse domingo se reuniu com o presidente Abbas em Ramala, afirmou que o Mapa do Caminho, um documento elaborado em 2003 por seu país, a União Européia (UE), a Rússia e a ONU - o chamado Quarteto de Madr -, é o plano indicado para negociar, pois, segundo ela, trata-se de uma plataforma que foi aprovada esse ano por Israel e pela ANP.

Segundo o jornal "Ha'aretz", a conversa entre Olmert e Rice será centrada no fortalecimento do presidente Abbas em sua disputa com o primeiro-ministro Haniyeh, que como o Hamas se nega a reconhecer a legitimidade de Israel, e, em conseqüência, também não admite o Mapa de Caminho, que prevê o estabelecimento de um Estado palestino junto ao hebraico ao fim das negociações.

Esta primeira visita de Rice ao Oriente Médio, em 2007, coincide com uma situação difícil para Abbas, que decidiu retomar negociações com Haniyeh para formar um Governo palestino de união nacional, e para Olmert, cuja popularidade caiu desde que assumiu suas funções no ano passado.

Olmert tentará convencer Rice que faz parte de um Governo de paz, o que será evidenciado caso os palestinos adotarem as três condições impostas pelo Quarteto de Madri e a comunidade internacional para suspender o boicote ao primeiro-ministro Haniyeh e aos fundamentalistas do Hamas.

Essas exigências são: que o Governo de Haniyeh reconheça Israel, que deponha as armas e que respeite os acordos assinados pela ANP com o Estado judeu.

Estas são as condições que, de fato, direta ou indiretamente, o Hamas teria de aprovar para participar de um Governo de união nacional. Se a tentativa de voltar a negociar sua formação fracassar, Abbas pode antecipar as eleições palestinas.

No entanto, caso Abbas e Haniyeh conseguirem entrar em acordo sobre o cumprimento dessas três condições, isso permitirá o início do Mapa do Caminho e, em tal caso, segundo o "Ha'aretz", Olmert prometerá a Rice , no encontro desta segunda-feira, tomar medidas (positivas) sem precedentes em relação aos palestinos da Cisjordânia e da faixa autônoma de Gaza.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]