• Carregando...

O primeiro-ministro israelense, Ehud Olmert, fez um apelo nesta terça-feira aos judeus de todo o mundo que se instalem em Israel "porque é o melhor lugar para se viver".

"Venham ficar conosco porque esse é o melhor lugar para se viver", afirmou Olmert em um discurso durante a inauguração de um encontro sobre a imigração em Ashdod, localidade ao sul de Israel.

As palavras do primeiro-ministro coincidem com uma campanha que Israel tem previsto colocar em andamento em 2008 para relançar a imigração, que, nos últimos anos, diminuiu drasticamente, e animar os israelenses instalados no exterior a voltar para seu país.

O ministério fixou como objetivo a volta de 15.000 israelenses em 2008, segundo um comunicado.

O número de novos imigrantes em Israel diminuiu de forma constante nos últimos anos, de forma que, em 2007, alcançou seu menor nível desde 1988, segundo dados do ministério da Imigração.

Desde o começo do ano, 14.843 pessoas se instalaram em Israel. Delas, 4.671 procediam da antiga União Soviética, 2.661 da Etiópia, 2.412 dos Estados Unidos e 2.301 da França.

A última grande onda imigratória em Israel terminou em 2002. Durante a mesma cerca de um milhão de judeus procedentes dos países da ex-URSS se instalaram no país no curso de uma década.

Cerca de meio milhão de israelenses estão espalhados no exterior.

O ministério espera atrair sua volta com uma série de incentivos financeiros, como, por exemplo, isenção de impostos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]