Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Epidemia

OMS: alunos pegaram gripe suína sem ir ao México

Sobe para 64 total de casos de gripe suína nos Estados Unidos

A Organização Mundial de Saúde (OMS) informou, nesta terça-feira (28), que alguns estudantes de Nova York infectados com a gripe suína não haviam viajado ao México. Aparentemente, esses jovens contraíram a doença após o retorno dos colegas. O fato foi apontado como significativo, pois sugere que a gripe suína é forte o suficiente para ser transmitida por pessoas em diferentes países. Com isso, cresce a chance de uma possível pandemia.

Você está ou esteve na América do Norte e viu a mobilização contra a gripe? Envie seu relato.

Havia suspeitas de que a doença foi passada de humano para humano fora do México, mas esta é a primeira confirmação. O chefe do setor de combate às gripes da OMS, Keiki Fukuda, disse na segunda-feira (27) que os especialistas em saúde monitoram a situação de perto. Porém ele afirmou que ainda é cedo para considerar o risco de uma pandemia - epidemia generalizada - mundial "inevitável".

Casos confirmados sobem para 64

O Centro de Controle de Doenças e Prevenção dos Estados Unidos (CDC, na sigla em inglês) informou que o número de casos confirmados no país da gripe suína, após testes em laboratório, subiu para 64 em cinco Estados norte-americanos. Até ontem havia 40 casos confirmados. A maior parte do aumento foi causado pelos casos descobertos em uma escola de Nova York. Autoridades do CDC disseram que o número de doentes deve continuar subindo.

Os Estados norte-americanos onde há registro confirmado da doença são: Nova York (45), Califórnia (10), Texas (6), Ohio (1) e Kansas (2). O diretor do CDC, Dr. Richard Besser, afirmou que todos os doentes nos EUA tiveram sintomas mais suaves do que os doentes no México.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.