• Carregando...

Genebra (AFP) — Uma conferência de três dias dedicada à luta contra a gripe das aves, inaugurada ontem, em Genebra, avaliou que uma pandemia de gripe é inevitável, pode matar milhões de pessoas e causar um prejuízo de até US$ 800 bilhões caso o mundo falhe em se defender. Uma pandemia de gripe, potencialmente causada por uma mutação da cepa H5N1 da gripe aviária, "é questão de tempo", alertou o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Lee Jong-Wook. "Nós não sabemos quando vai acontecer, mas sabemos que vai acontecer", disse Lee. "Se estivermos despreparados, a próxima pandemia causará uma incalculável miséria humana. Nenhuma sociedade estará isenta e nenhuma economia sairá ilesa", acrescentou.

Samuel Jutzi, diretor de produção animal e da divisão sanitária da Organização das Nações Unidas (ONU) para a Agricultura e a Alimentação (FAO), disse que "janela da oportunidade" continua aberta para combater a ameaça em sua origem: as granjas. "O vírus ainda não se combinou ou sofreu mutação", disse Jutzi. "Precisamos agir agora. Não temos tempo a perder aqui", alertou.

Debate

A conferência de Genebra é a reunião mundial no mais alto nível entre médicos, veterinários e autoridades de saúde pública já realizada desde que o vírus da gripe aviária surgiu, em 2003. É também a primeira a reunir o Banco Mundial, a OMS, a FAO e a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), agência com sede em Paris que estabelece padrões veterinários para o comércio granjeiro.

A conferência se celebra tendo como pano de fundo a crescente preocupação com um fracasso em se conter o vírus H5N1 da gripe aviária — potencialmente mortal para o homem — na Ásia, bem como sua disseminação para a Europa e a vulnerabilidade na África, o continente mais pobre do mundo. "Nós vemos a disseminação inexorável da gripe aviária", disse Lee com ar sombrio, destacando que 63 mortes entre 124 casos conhecidos de infecção humana foram reportados à OMS.

O diretor do Banco Mundial para a região Ásia-Pacífico, Milan Brahmbhatt, disse que uma pandemia de grandes proporções pode comprometer entre 2% e 3% da economia mundial, representando um prejuízo de US$ 550 bilhões só nos países ricos.

Transmissão

Por enquanto, o H5N1 é transmissível apenas de aves para humanos com contato próximo ao vírus expelido nas fezes e em secreções nasais de aves infectadas. Mas não pode ser facilmente transmitido entre humanos. O temor é que quanto mais o vírus se espalha, maiores sejam as chances de ele sofrer uma mutação, combinando-se com genes da gripe comum, o que o tornaria altamente contagioso entre as pessoas. Esta temida mutação poderia ocorrer se o H5N1 for transmitido para um ser humano ou um porco que já tenha sido infectado com o vírus da gripe comum. Ninguém no mundo teria qualquer imunidade contra o novo agente patogênico e uma eventual pandemia se espalharia rapidamente em um mundo de viagens transcontinentais freqüentes e economia globalizada.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]