• Carregando...
Varíola dos macacos
A OMS ainda indica que recomenda que a decisão seja adotada por toda a comunidade internacional.| Foto: Débora F. Barreto-Vieira/IOC/Fiocruz

A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou nesta segunda-feira (28) que rebatizará a varíola dos macacos com o nome de mpox, "para evitar comentários racistas que provocam estigmatização".

A agência da ONU utilizará o termo mpox em todos os documentos e, embora admitirá o uso de varíola dos macacos durante período de transição de um ano, o eliminará de toda a produção dos últimos 12 meses, conforme indica comunicado emitido.

A OMS ainda indica que recomenda que a decisão seja adotada por toda a comunidade internacional.

O termo mpox é uma abreviação de 'monkeypox', que é o termo em inglês para varíola dos macacos, e será incluído na lista oficial de doenças que a OMS atualizará no ano que vem.

O novo nome ocultaria parcialmente a referência aos primatas, meio século depois que, em 1970, a enfermidade tenha sido batizada como varíola dos macacos, ao ser identificada pela primeira vez em animais da espécie, durante pesquisas feitas na Dinamarca.

A decisão anunciada hoje foi tomada após debate entre diversos órgãos assessores, especialistas médicos, cientistas e representantes de 45 governos, segundo a OMS.

O nome, como lembra a agência, trazia certa confusão, já que não são os macacos os principais transmissores da doença para os humanos, mas sim, pequenos roedores.

No surto deste ano foram confirmados mais de 81 mil casos no mundo, sendo que 55 resultados em morte. O Brasil registrou 9,9 mil positivos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]