• Carregando...

Um homem-bomba matou seis líderes tribais do Iraque contrários à Al Qaeda quando detonou explosivos dentro de um movimentado hotel de Bagdá, na segunda-feira. Esse foi um dos quatro ataques que ocorreram no país e que mataram 41 pessoas.

Segundo a polícia, um homem detonou os explosivos que carregava no seu colete depois de entrar no lobby do Hotel al-Mansour, onde líderes sunitas da Província de Anbar participavam de um encontro.

"Relatos iniciais afirmam que há seis xeiques entre os mortos", disse à Reuters o tenente-coronel Scott Bleichwehl, porta-voz das Forças Armadas dos EUA para Bagdá.

O canal público de TV Iraqiya disse que entre as vítimas está o conhecido líder tribal Fassal al-Igoud, ex-governador de Anbar. Um dos apresentadores do canal também teria sido morto no ataque.

Alguns líderes de tribos sunitas de Anbar uniram-se para formar unidades de polícia que contam com o apoio dos norte-americanos e que enfrentam os militantes sunitas da Al Qaeda. A região, majoritariamente desértica, é agora palco de uma luta de poder.

Imagens de TV mostraram que a explosão destruiu quase completamente o lobby do hotel de vários andares. O local abriga diplomatas estrangeiros e empresas internacionais de comunicação.

"A explosão foi enorme. Todo o prédio chacoalhou por alguns segundos", contou uma testemunha a respeito do atentado, que, segundo a polícia, matou 12 pessoas e feriu outras 18.

Na cidade de Baiji (norte), 18 pessoas foram mortas e outras 40 ficaram feridas quando um motorista atirou um caminhão-tanque contra os muros de proteção de uma delegacia, afirmou o capitão de polícia da cidade, Ghazwan al-Janabi.

Em Mosul, cerca de 120 quilômetros ao norte de Baiji, um carro-bomba que estava estacionado explodiu em uma área residencial, matando três pessoas e ferindo outras 40.

A polícia informou ainda que oito pessoas morreram quando um carro dirigido por um militante suicida explodiu do lado de fora do gabinete do governador na cidade xiita de Hilla (sul).

As ações aconteceram no momento em que soldados iraquianos e norte-americanos continuam realizando uma operação na capital do Iraque e nas cercanias a fim de impedir que militantes da Al Qaeda se refugiem na zona rural e nas cidades próximas de Bagdá.

Desses locais, os militantes têm lançado ataques com carro-bomba.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]