• Carregando...
O apresentador Mario Kreutzberger entrevista Michelle Bachelet | Celio Martins
O apresentador Mario Kreutzberger entrevista Michelle Bachelet| Foto: Celio Martins

Quando se fala em propina no Brasil, logo vem a ideia de corrupção. Paga-se propina para conseguir vantagens nos serviços públicos e privados. A malandragem fez com que o sentido original da palavra fosse corrompido. Nos dicionários de língua portuguesa a definção de propina é clara: gratificação extra por serviço normal prestado a alguém, gorjeta. Aqui no Chile, como nos outros países de língua espanhola, acho que para o bem, a palavra manteve seu significado primeiro. Dá-se propina ao garçom, ao taxista e ao atendente do hotel.

No meio da calçada, pedras

Os administradores municipais das cidades chilenas atingidas pelo terremoto do último dia 27 estão com uma pedra no sapato.

Ou melhor – desculpe o trocadilho com o poema de Carlos Drummond de Andrade –, com um monte de pedras no caminho. Por todos os lugares os escombros atrapalham a circulação.

Até ontem, apenas 20% dos entulhos provocados por quedas de paredes haviam sido retirados. A previsão é que a limpeza das ruas só será concluída em quatro meses. Uma oportunidade e tanto para se ganhar dinheiro. Várias empresas estão se especializando na retirada de destroços.

Moral alto

As campanhas humanitárias chilenas não se restringem a arrecadar donativos às vítimas do tremor. Implícita e explicitamente, as mensagens buscam encorajar e elevar a autoestima da população. "Levanta Chile", "Bravo Chile", "Vamos Chile", "Adiante Chile". Esses são alguns dos slogans divulgados no rádio, na tevê e impressos. A campanha "Chile ajuda Chile" tinha como meta arrecadar US$ 15 milhões. Arrecadou até ontem mais de US$ 60 milhões.

Bom de bola

Que o presidente da Bolívia, Evo Morales, gosta de bater bola, muitas pessoas sabem. Agora, o colega do venezuelano Hugo Chávez resolveu colocar seus dotes de craque a serviço dos mais necessitados. Ontem, Morales roubou a cena com uma partida solidária, destinada a ajudar as campanhas humanitárias no Chile e aproximar os dois países. O time do presidente eleito, Sebástian Piñera, e de Morales venceu a equipe adversária pelo placar de 2 a 0.

Mais popular que presidentes

John Lennon escandalizou ao declarar, há 40 anos, que os Beatles eram mais populares que Jesus Cristo. Em Santiago, um apresentador de tevê pode não ser mais popular que Cristo, mas supera e muito a popularidade de presidentes. O nome dele é Mario Kreutzberger, conhecidíssimo como Don Francisco. Aos 70 anos, seu programa, "Sábado Gigante", é transmitido para todos os países de língua espanhola. Agora, no momento de transição, ele estrela um programa de entrevistas chamado "As duas caras da moeda". Ontem Don Francisco sabatinou, com auditório e tudo, a presidente Michelle Bachelet. Amanhã é a vez do presidente eleito, Sebastián Piñera, que asume hoje.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]